Certa vez o egoísmo de um homem o levou a se transformar em um urso, muito temido na região. O Rei local, para mostrar que era mesmo merecedor do trono, resolveu enfrentar o urso. Ao caminhar pela floresta com seus soldados, o rei encontra o temido urso, e assim se inicia um verdadeiro massacre, pois o urso era mais poderoso que todos os homens ali presentes. Um dos soldados do rei, com medo, se escondeu atrás de uma arvore e fugiu na primeira oportunidade que teve. Na manhã seguinte viu os estragos daquela batalha onde nenhum homem sobreviveu, nem mesmo o rei. Então rumou até o castelo a fim de contar o ocorrido.
Claro que ele contou a sua maneira, se colocando como um grande herói de guerra e de como sobreviveu aquele massacre apenas com um ferimento na perna, ele havia se machucado naquela região de propósito, pois se soubessem da verdade ele seria condenado à morte por traição.
O Rei era casado e tinha quatro filhos, uma menina de cabelos ruivos e rebeldes, e os trigêmeos com cabelos igualmente ruivos e rebeldes. A menina se chamava Merida e era a primogênita e sucessora ao trono, estava à espera de uma tradicional competição entre os reinos aliados, em que os filhos homens primogênitos disputariam a sua mão. Porem a menina não queria se casar, mas com a morte precoce de seu pai, a espera por essa competição estava cada vez mais perto.
A menina decide então fugir, pegou seu cavalo e adentrou a floresta, indo sempre mais fundo. Começou a chover e se perdeu do caminho já conhecido, tentou então encontrar abrigo, entrando ainda mais na floresta, até que encontrou uma trilha e começou a segui-la. Passando-se um tempo ela encontrou uma cabana em ruinas, conseguiu arrumar alguns pedaços de madeira e fez um abrigo, não muito bom, mas que a protegeu da chuva, ali ela pegou no sono.
Amanheceu e a chuva já havia passado, Merida acordou decidida a voltar para o castelo, quando estava se levantando, notou um frasco com um liquido transparente, como água, que não estava ali quando chegou noite passada. Curiosa pegou o frasco colocou no bolso da capa montou em seu cavalo e saiu a procurar o caminho de volta. Mas como havia se adentrado muito na floresta, não conseguia achar o caminho de volta. Já perdidas as esperanças, Merida escuta alguém a chama-la, seguiu a voz e descobriu que era sua mãe.
A mãe, que saiu para procura-la, ao vê-la ficou aliviada e zangada ao mesmo tempo, disse a menina o quanto foi irresponsável e que tinha que voltar ao castelo, pois os convidados para a competição estavam chegando. Porem as duas não conseguiram achar o caminho de volta. Pararam para descansar e pensar em uma forma de sair de lá, a menina tirou a capa e começou a procurar alguma coisa para comer, a mulher sentou-se em uma pedra e pegou a capa da filha. Ao mexer nos bolsos achou o frasco com o liquido transparente, e pensando ser água o bebeu. No inicio nada aconteceu, a não ser o gosto ruim do liquido, quando a menina voltou com algumas frutinhas que havia encontrado, a mãe a questionou quanto ao frasco, Merida contou onde achou e que não sabia o que havia em seu conteúdo.
Mal terminou de falar, quando sua mãe começou a sentir tontura e cair desmaiada, desesperada Merida olha sua volta à procura de ajuda, quando olha novamente para sua mãe, a viu se contorcer, seu corpo começou a mudar, parecia inchar e ficar maior, suas roupas rasgaram, pelos cresceram por todo corpo. Sem acreditar no que via esfregou os olhos e ao olhar de novo sua mãe não estava mais lá e sim um urso grande com presas afiadas e pelos marrons.
Com medo Merida sai correndo, sem ver por onde andava, quando esbarrou em algo, ao levantar os olhos encontra um urso ainda maior e mais feroz, era Mor'du o urso que havia matado seu pai, tentou correr, mas o urso "mãe" já estava ali e atacou Mor'du. Merida correu o mais rápido que pôde enquanto os ursos se enfrentavam, ainda ouvia o ruído da luta travada pelos animais, quando avistou sua capa perto de uma pedra, o barulho da briga entre os ursos estava cada vez mais perto. Pegando a capa Merida cobriu-se e esperou, os ursos passaram ferozes perto dela, mas não a viram, e sumiram dentro da floresta.
Merida, ainda coberta pela capa começou a andar para o lado oposto em que os ursos foram. De repente ouviu um ruído, assustada parou, ouviu então um ronronar baixinho. Era seu gatinho, que tinha ganhado de seu pai quando ainda era bebê, tirou a capa, o gato ao vê-la virou se e começou a andar, Merida o seguiu e juntos saíram da floresta. Ao chegar no castelo contou que a mãe havia sido morta por Mor'du, declarou luto de três dias, passado esses dias deu inicio a competição e casou-se com o vencedor. Seguiu o que a sua mãe queria e guardava para si o fato dela não ter morrido, mas ter se transformado em urso e dela não mais se lembrar.
E assim tem sido...
**KH**
**********************************************************************
VOCÊ ESTÁ LENDO
CONTOS DA FLORESTA
FantasyE se as histórias que conhecemos dos contos de fadas, heróis medievais e contemporâneos fossem contados pelo ambiente em que ocorreram? Acompanhem esses contos de histórias recontadas e recriadas em meio a uma floresta encantada.