Hoje decidi resumir pra vocês o porque desse livro. Quando eu era adolescente passava na sessão da tarde um filme chamado "A primeira vista.", não vou fazer aqui um resumo do filme, mas tentar explicar o que chama minha atenção nele. É um filme baseado em fatos reais, conta a história do Virgil, um homem que ficou cego ainda criança. Já adulto e completamente adaptado a sua deficiência ele conhece Amy, eles começam a namorar e Amy insiste que ele tente uma cirurgia que pode restituir sua visão, acontece que o Pai de Virgil o submeteu a vários tratamentos durante a infância que nunca resultaram em nada, ele se mostra contrário a cirurgia, mas cede a pressão de Amy, e acaba tendo de enfrentar diversos problemas subsequentes a cirurgia.
O que me incomoda no filme desde a primeira vez que o vi, é o fato de Amy quase que impor que ele faça a cirurgia. Por que ela não podia simplesmente namorar o Virgil, casar até, com ele ainda cego? Na história Virgil já passa de seus 40 anos, me parece egoísmo dela pedir que ele se arrisque em uma cirurgia a essa altura do campeonato, visto que ele não queria fazer a cirurgia.
Sempre sonhei com uma história que mostrasse a pessoa com deficiência visual como qualquer outra, que enfrenta suas dificuldades sim, mas da mesma forma que qualquer vidente enfrenta, que a deficiência não os torna inaptos, ingênuos, dependentes. Eles podem e levam, uma vida comum como qualquer um outro.
Levei anos para finalmente ter um inspiração, mas um dia ela veio e assim começou essa história. Eu não sou deficiente e nunca convive com um, mas me desprendi em uma longa pesquisa que me deu base para construir todas as características principais do personagem. Meu objetivo, desde principio, é mudar ao menos um milésimo o preconceito para com as pessoas com deficiência, por isso pra mim é uma alegria enorme quando alguém diz que gosta da história, porque acredito que empatia é o primeiro passo pra mudar a visão preconcebida que se tem da pessoa com deficiência.
Se ainda tiver paciência para continuar essa leitura, conto a você que a primeira coisa que fiz com o livro foi mandar ele para as pessoas que me serviram de referencia, e que são citadas no último capítulo, um deles me respondeu em questão de minutos, o jornalista Marcos Lima. Ele leu todo o livro e compartilhou comigo o que sentiu com a história, se eu tinha alguma dúvida sobre ter conseguido ou não retratar a vida da pessoa com deficiência, ele me tranquilizou dizendo que tudo era muito real, que adora o livro, e que foge a todo os estereótipo atribuído ao deficiente.
Missão cumprida, certo? Em partes, eu fiquei muito feliz com a resposta do Marcos ao livro, mas eu realmente sonho que esse livro chegue ao olhos e ouvidos de mais pessoas, por isso estou postando ele no wattpad e se você gosta dessa história peço que vote nele pra que o livro possa entrar no ranking e conquistar novos leitores.
Obrigado por ler esse resumo que conta como surgiu o livro, espero que se apaixone por Gustavo como eu sou apaixonada por ele.
Vivi Vresk.
Quer conhecer mais sobre o Marcos? Acesse: historiadecego.com.br
VOCÊ ESTÁ LENDO
Além De Ver, Sentir -- AMOSTRA
RomanceAdquira o livro completo na amazon - http://a.co/hQuify3 Cego de nascença, Gustavo acreditava que o seu maior desafio no mestrado seria a falta de adaptação da universidade à sua deficiência, mas qual não foi a surpresa ao descobrir que contrataram...