Pequeno Vocabulário Umbandista

5.2K 113 2
                                    

Adjá: Instrumento metálico semelhante a uma sineta de herança do candomblé, usado em algumas casas e tradições no auxílio as cerimônias.

Agô: Significa licença.

Aiocá: Os domínios de Iemanjá, uma de seus títulos é princesa do aiocá.

Alguidar: Utensílios de barro antigamente de largo uso entre as populações carentes e atualmente muito utilizado nas mais diversas finalidades dentro do ritual umbandista.

Amaci: Banhos iniciáticos.

Aparelho: Médium.

Aruanda: Lugar espiritual no qual atuam e habitam muitas entidades que trabalham na Umbanda.

Assentamento: Poderoso instrumento de trabalho que tem como finalidade manifestar de forma permanente em determinado local a energia de uma linha, orixá ou ponto de força.

Axé: A energia presente em tudo. Cada coisa na natureza possui seu axé.

Banda: Termo utilizado largamente para se referir a linhas ou tradições de trabalho. Salve a tua banda e salve todas as bandas são expressões bem comuns em templos de Umbanda.

Bater cabeça: Cumprimento umbandista que demonstra grande respeito.

Bombo-gira: O mesmo que Pomba Gira.

Cabeça Feita: Médium que já realizou Amaci de pai de Cabeça, a definição exata varia de acordo com o terreiro e tradição.

Cair no Santo: "Entuar a entidade", passagem da mediunidade sensorial para motora, transe mediúnico incompleto.

Chefe de Cabeça: O mesmo que mentor. Espírito que coordena o trabalho espiritual do médium.

Calunga: cemitério e mar. O cemitério é chamado calunga pequena e o mar, calunga grande.

Cambono/cambone: Trabalhador dos centros de Umbanda encarregado de auxiliar as entidades incorporadas no atendimento às pessoas e orientar os consulentes antes, durante e depois dos atendimentos. Função que exige muito preparo, dedicação e estudo.

Cavalo: Médium, termo antes muito popular e atualmente em certo desuso. Apesar da aparente conotação negativa, a palavra tinha um importante significado: simbolizada que na incorporação a entidade não possui o corpo do médium e sim o conduz, como um cavaleiro conduz sua montaria.

Congar ou gongar: O altar umbandista, polo positivo de um templo.

Descarrego: Ato ou efeito de limpar espiritualmente alguma coisa ou alguém.

Descida/subida: Vinda e partida das entidades, existem pontos específicos para descida e para subida.

Despacho: Popularmente pode se referir a uma oferenda, internamente a palavra é mais utilizada para denominar o ato ou efeito de descartar alguma coisa, exemplo "despachar os elementos utilizados em um trabalho".

Encosto: O mesmo que espírito obsessor.

Eguns: Espíritos de seres que encarnaram na terra.

Erê: Espíritos das Crianças, representam a pureza espiritual.

Eró: Conhecimentos que o umbandista só adquire ao se comprometer com um trabalho, seja através de irmãos de fé mais antigos, seja através das entidades. O termo é bastante corrompido por ser usados por muitos para esconder a ignorância dos fundamentos da religião, alegando que algo é eró para não ser obrigado a admitir que não sabe explicar.

Falange: Grupo de entidades hierarquicamente organizadas para servir a um determinado fim. Tranca ruas, Pena Branca e Maria Padilha são exemplos de falanges.

Filho de fé: Adepto da Umbanda.

Firmeza: É como um assentamento temporário ou a semente de um assentamento, tem a intenção de manifestar determinada a energia de uma linha, orixá ou entidade de forma temporária, apenas para um trabalho específico.

Gira: Sessão de trabalho umbandista.

Guia: Pode se referir as entidades de alguém ou aos colares de conta largamente utilizados na Umbanda.

Jurema: Nome de uma falange de caboclas. Pode ainda se referir a uma tradição religiosa também chamada Catimbó. Ao se pronunciar Juremá, refere-se a um local do mundo espiritual onde ficam caboclos e mestres da Jurema.

Linha: Agrupamento de falanges. Caboclos, Pretos Velhos e Ciganos são exemplos de linhas.

Marafo: Aguardente.

Mironga: Feitiços, mandingas, segredos.

Obrigações: Rituais específicos realizados por médiuns iniciados com a função de fortalecer e manter o vínculo com seus Orixás e entidades.

Omolocô: Culto diverso da Umbanda, porém muito confundido com a mesma, de fundamentos e doutrina mais africanizados.

Orixás: Forças da natureza.

Otá: Pedra que conecta o médium iniciado a seu Orixá, semente central dos assentados. Item altamente sagrado.

Patuá: Amuleto em forma de saquinho.

Pemba: Giz cerimonial.

Porteira: Entrada do templo umbandista.

Receber o santo: Incorporar.

Saravá: Saudação largamente usada na Umbanda. Significa "salve".

Sacudimento: Nome dado a um poderoso ritual de descarrego que pode ser realizado em uma pessoa ou lugar.

Tenda: Outro nome para designar os templos.

Terreiro: Templo de Umbanda. Nome utilizado de forma extensiva para designar qualquer lugar de culto de tradição afro.

Tronqueira: Polo negativo dos terreiro, é onde se assentam as forças da esquerda, que protegem os trabalhos.

Quimbanda: A linha da esquerda.

Quiumba: espíritos das trevas.

Conheça o blog do autor para mais informações sobre Magia, Umbanda e espiritualidade: www.viasocultas.blogsopot.com.br

Umbanda Para Não UmbandistaOnde histórias criam vida. Descubra agora