558. Os Espíritos cuidam de outra coisa, além do seu melhoramento pessoal?
- Concorrem para a harmonia do Universo, executando a vontade de Deus, do qual são os ministros. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas nada tem de penosa como a da Terra, pois não está sujeita à fadiga corpórea nem às angústias da necessidade.
559. Os Espíritos inferiores e imperfeitos desempenham também um papel útil no Universo?
- Todos têm deveres a cumprir. O último dos pedreiros não concorre também para a construção do edifício como o arquiteto? (Ver item 540.)
560. Os Espíritos têm, cada um, atributos especiais?
- Vale dizer que todos temos de habitar em toda parte e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente às funções concernentes a todos os planos do Universo. Mas, como se diz no Eclesiastes, há um tempo para cada coisa. Assim, este cumpre hoje o seu destino neste mundo, aquele o cumprirá ou já cumpriu em outro tempo, sobre a Terra, na água, no ar etc.
561. As funções que os Espíritos desempenham na ordem das coisas são permanentes para cada um e pertencem às atribuições de certas classes?
- Todos devem percorrer os diferentes graus da escala, para se aperfeiçoarem. Deus, que é justo, não poderia ter dado a uns a ciência sem trabalho, enquanto outros só a adquirem de maneira penosa.
Da mesma maneira, entre os homens, ninguém chega ao supremo grau de habilidade numa arte qualquer sem ter adquirido os conhecimentos necessários na prática das funções mais ínfimas dessa arte.
562. Os Espíritos da ordem mais elevada, nada mais tendo a adquirir, entregam-se a um repouso absoluto ou têm ainda ocupações?
- Que querias que eles fizessem por toda a Eternidade? A eterna ociosidade seria um suplício eterno.
562–a. Qual é a natureza de suas ocupações?
- Receber diretamente as ordens de Deus, transmiti-las por todo o Universo e velar pela sua execução.
563. As ocupações dos Espíritos são incessantes?
- Incessantes, sim, se entendermos que o seu pensamento está sempre em atividade, pois eles vivem pelo pensamento. Mas é necessário não equiparar as ocupações dos Espíritos com as ocupações materiais dos homens. Sua própria atividade é um gozo, pela consciência que eles têm de ser úteis.
563–a. Concebe-se isso para os bons Espíritos; mas acontece o mesmo com os Espíritos inferiores?
- Os Espíritos inferiores têm ocupações apropriadas à sua natureza. Confiais ao trabalhador braçal e ao ignorante os trabalhos do homem culto?
564. Entre os Espíritos há os que são ociosos ou que não se ocupem de alguma coisa útil?
- Sim, mas esse estado é temporário e subordinado ao desenvolvimento de sua inteligência. Certamente que os há, como entre os homens, vivendo apenas para si mesmos; mas essa ociosidade lhes pesa e, cedo ou tarde, o desejo de progredir lhes faz sentir a necessidade de atividade, e são então felizes de poderem tornar-se úteis. Falamos de Espíritos que atingiram o ponto necessário para terem consciência de si mesmos e de seu livre-arbítrio. Porque, em sua origem, eles são como crianças recém-nascidas que agem mais por instinto do que por uma vontade determinada.
565. Os Espíritos examinam os nossos trabalhos de arte e se interessam por eles?
- Examinam o que pode provara elevação dos Espíritos e seu progresso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Livro dos Espíritos
SpiritualResolvi disponibilizar para aquelas pessoas que têm curiosidade de conhecer a doutrina espírita (espiritismo), mas não têm condição de comprar o livro por motivos diversos. Como percebi, aqui na plataforma existem outras edições desse livro, mas que...