Costumes Antigos

169 7 0
                                    

em um vilarejo, um simples lugar de chão de terra, casas de madeira, tábuas, bambus,cipós, barro, tecidos. E é claro, pessoas, essas são fundamentais, nessa vila, pessoas simples, com seus afazeres. Enquanto os homens sai em plena madrugada, indo em direção ao serviço na cidade, as mulheres ficam em casa cuidando dos seus filhos, criações, deixando a casa em ordem, lavando e passando roupas,e cozinhando. As crianças brincando na rua, de pega-pega, esconde-esconde, corre cutia, pega bandeira,amarelinha, "bate" cartinha, sempre rola um futebol as veses (que os meninos acabam arrancando o tampão do dedo), as meninas brincam de bonecas de pano, mas logo se misturam com os garotos para a brincadeira ficar mais divertida, só descansam quando as mãe diz: " Lava essa mão, menino(a) e vem comer!!" a criançada com aquela euforia, imediatamente ignora o futebol, esconde-esconde, boneca e pega-pega e vai direto para a cozinha. Chegando lá, em fileira, a mãe serve para cada um o tanto,que cada qual vai comer, as veses uns ficam bravos, mas a mãe já mostra aquele olhar, que deixa qualquer filho amedrontado. uma comida simples, arroz,feijão, mandioca frita, salada de tomate e um suco, mas, o tempero e o cheirinho de comida de mãe, é sempre bom.
Depois daquela refeição, as mulheres terminam de limpar, e passam a tarde conversando, as crianças voltam a brincar até antes do anoitecer, logo se dispendem, algumas ficam bravas, outras feridas, mas fazer oque? É criança.
Entram para a casa, a mãe está lendo um livro, as crianças tomam banho, e esperam o pai. Depois de duas ou três horas, o pai chega, mãos suja, corpo suado, roupas fedendo, mesmo assim, da um beijo em sua esposa, sem que seus filhos perceba, seus filhos então, ao verem corre gritando "Papai!!!" o pai da um sorrizo se abaixa e diz " papai está sujo, não me abracem" mas as crianças não se importam, o pai toma um banho, a mulher prepara um café enquanto isso, esquenta a janta, e reúne todos para comer, deixam o maior pedaço do bife para o pai, depois, antes de dormirem, o pai conversa com as crianças sobre vários assuntos, lêem juntos,mas passa a maior parte com a esposa, dando atenção a ela, e por fim dormem, para mais um dia suado, e cansado,sujo e fedorento, mas com um alívio sempre, que chegando em casa, sua família te receberá.

Aprendendo A Voar Onde histórias criam vida. Descubra agora