Essa não foi, porém, a primeira vez que o Abismo se manifestou. O primeiro incidente envolvendo a força ocorreu milênios antes da jornada do Chosen Undead em uma terra perdida da qual apenas poucas ruínas podem ser reconhecidas na Lordran atual. Oolacile outrora foi uma próspera terra que sucumbiu à escuridão trazida por Manus, uma entidade corrompida pelo Abismo. Acredita-se que Manus foi num passado distante, Pygmy.
Pygmy é brevemente referido por Darkstalker Kaathe como o antecedente do Chosen Undead, tendo ele encontrado uma quarta alma além das Lord Souls possuídas por Gwyn, a Bruxa de Izalith e Nito - a Dark Soul. É dito ainda que Pygmy esperava que as chamas se apagassem e a escuridão restasse para dar início à Era dos Homens, ou Era da Escuridão. No meio do cenário de caos que envolvia a antiga civilização, Artorias ergueu-se para salvar a Princesa Dusk das garras de Manus, supostamente a entidade que seduziu Oolacile e a corrompeu. Acompanhado de Sif, Artorias fez um pacto com as criaturas do Abismo para que pudesse caminhar livremente por lá sem ser engolido pela escuridão - por tanto dando-lhe o título de Abysswalker. A batalha contra Manus foi tão intensa que nem mesmo o grande Artorias conseguiu resistir ao poder maléfico do Abismo, sendo atingido diretamente. Ele conseguiu poupar Sif, cobrindo-o com seu escudo, mas como resultado teve sua espada corrompida e seu braço esquerdo quebrado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dark Souls - História
FantasyA história que muitos não sabem, ou não conseguem entender. A história e mitologia dentro de Dark Souls, um dos melhores trabalhos de Hidetaka Miyazaki.