É normal atribuir o estado hipnótico a pessoas de olhos fechados, com o corpo muito relaxado, expressão facial bem diferente do estado “normal” e respondendo a comandos de um hipnotizador. Ledo engano! A hipnose ocorre muito mais do que imaginamos e em situações completamente diferentes das citadas acima.
Por definição, hipnose é concentração e foco. Ponto! É verdade que um estado relaxado provoca hiper concentração, porém, não é o único fator que leva alguém a um transe hipnótico. Veja os seguintes exemplos:
1 – Enquanto descasca cebola, Dona Emengarda se distrai e corta seu dedo. Enquanto sai em busca de um band-aid, ela vê seu filho pequeno brincando com um besouro. Sem pensar duas vezes, grita “Cuidadoooo!” e sai correndo para proteger o pequeno de uma possível picada. Minutos depois, mais relaxada, tranquila e com o filho no colo, Dona Emengarda espanta o besouro, deixa a criança em um lugar seguro e continua arrumando a mesa para o almoço. Neste momento, ela se esqueceu completamente que estava descascando as cebolas e, quando se lembrar do dedo cortado, o sangue já estará coagulado. Seria Dona Emengarda uma integrante dos X-Men?
2 – Rui acorda assustado e percebe que o despertador não tocou. Com o coração batendo mais rápido do que devia, vê que já são 8h30 e pensa em seu chefe bravo, de braços cruzados, querendo saber o que aconteceu. Em menos de 5 minutos, coloca um sapato, qualquer calça e uma camisa amassada do dia anterior. Pega a chave do carro, coloca a carteira no bolso e a coca-cola aberta sobre a mesa vira café da manhã. Rui nem olha para os semáforos, chega com pressa e, abrindo a porta do escritório, se assusta ao não ver ninguém. Em um estalo, começa a rir sozinho ao perceber que o despertador não tocou porque é sábado; e sábado a empresa está fechada! Será que Rui estaria com graves problemas mentais?
As repostas para esses dois casos é simples: entramos em hipnose 80% do nosso dia e não percebemos. É isso mesmo; esses são casos simples de hiper foco, hiper concentração e nossa percepção é selecionada para apenas um único foco, gerando o que chamo de hipnose diária. E o mesmo acontece quando procuramos a chave do carro com a chave na mão, ou quando procuramos nossos óculos com eles no rosto.
Então, quando alguém disser que nunca foi hipnotizado, lembre-se desses exemplos. Será que você consegue se lembrar em hipnose, influência ou sugestão, quando você lida com os seguintes temas? - Discurso político, propaganda na Rádio, TV, sala de aula, consultório; - Ou em todos os lugares/pessoas que apresentem confiança, poder, autoridade, respeito, aprovação social, humanização, afeição.
Talvez você esteja hipnotizado AGORA!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia da Hipnose "Os 7 Passos
De TodoO Maior Hipnólogo do Brasil REVELA os 7 PASSOS para Hipnotizar 90% das Pessoas em Até 60 Segundos (Método Comprovado).