"Não atentando nas coisas que se vêem, mas nas coisas que se não vêem, porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas."
2 Coríntios 4:18Agora que já tratei sobre o que tenho entendido que não é espera, desejo pontuar o que tenho aprendido e o que vivi no tempo da espera.
Existe um grupo de amigos que possui uma banda chamada Palavrantiga. Se você não conhece, precisa conhecer. Eles gravaram uma música que também nomeia o segundo álbum deles, e para mim define, com muita propriedade e graça, o que significa esperar em Deus: "Esperar é caminhar...".
Quando ouvi isso pela primeira vez eu vibrei. Pensei: " Mais alguém entende o sentido da espera assim como eu entendo! Consegue sentir que esperar em Deus não é estar parado, muito menos perdendo tempo. Entende que esperar em Deus não é omissão ou descaso".
Aproveito a oportunidade, pego uma carona na letra dessa música e amplio nossa ótica sobre o tema. Esperar é mais do que caminhar!
É possível caminhar sem pretensão de onde se quer chegar.
Moro numa região litorânea, e todas as manhãs, bem como ao final de toda tarde, as pessoas enchem o calçadão à beira-mar para caminhar. Neste caso, caminhar não tem o propósito de se chegar a um destino, a intenção é outra: elas caminham para emagrecer ou se exercitar. Seja por motivos de saúde ou estética, neste caso, caminhar tem outro sentido.
Existem também pessoas conhecidas como andarilhos. São pessoas que também caminham, porém, sem um destino ao qual chegar. Vagam pela vida, na maioria das vezes sem rumo definido ou propósito. Então, não basta caminhar, é preciso de algo mais, e o que fará toda diferença na sua vida, é o destino aonde se quer chegar.
Caminhar tem um sentido profundo na música do Palavrantiga por causa de todo o restante que a canção traz. Além da riqueza poética escondida em cada arranjo, o contexto da melodia é, simplesmente, de revelação divina. Mas, quero chamar sua atenção para entender algo. Esperar em Deus, falando da vida sentimental e emocional, é muito mais que caminhar, neste caso, destaco, como todas as letras: esperar é uma jornada!
Quem caminha sem saber para onde está indo está perdido! Aliás, quando não se sabe para onde vai, qualquer vento que sopra lhe serve de direção. Não caminhe sem saber para onde você está indo em Deus! Não espere sem saber por que se esperar! Não ande sem compreender o rumo dessa caminhada!
Entendo que esperar em Deus é uma jornada, porque é uma longa caminhada. Uma jornada traz um sentido muito mais amplo do que imaginamos. Uma jornada requer planejamento. Exige preparo. Precisa ter alvo e destino estabelecidos. É fundamental saber o ponto de largada, mas - principalmente - aonde se quer chegar.
Não espere em Deus somente porque muitos esperam. Não permita que sua decisão de esperar seja uma definida religiosa, que os cristãos arrumaram para justificar se estado civil no tempo em que estão solteiros.
Permita que esse tempo de espera se transforme numa jornada, mas uma jornada que você fará com Deus. Nesta jornada há sol, chuva, perigos, ventos, calor, sede. Se não souber caminhar nessa jornada, logo vêm a fome, o cansaço e a desistência. Vejo centenas e centenas de jovens que - emocionalmente falando -, acabam ficando pelo caminho.
Nessa jornada com Deus, entenda que por mais longo que seja o caminho, ele é reto! Por mais estreito que seja o caminho, ele não é perigoso. Ao ouvirem isso, algumas pessoas me perguntam: "Se não há perigo no caminho, por que tantas pessoas se perdem nele? Por que tantos ficam pelo caminho?". Simples: o perigo não está na estrada. O perigo está no coração daquele que caminha.
Muitos se perdem porque q bússola que os guia é o coração. Deus já nos ensinou sobre o coração. "Ele é enganoso e precipitadamente corrupto em fazer o que é mau." Jeremias 17:9
A jornada pode ser longa e o caminho estreito, mas aquele que olha para frente sempre verá o horizonte. Se a bússola for o Senhor, você nunca achará que está longe.
Entenda que a cada passo que você der nesta jornada, você não ficará mais no mesmo lugar.
Outra coisa muito importante na jornada para aqueles que esperam no Senhor: a casa passo à frente, algo sempre ficará para trás.
Nessa jornada, quanto mais peso levar, mais cansado você ficará. Na caminhada com Deus, leve somente o que é necessário. Leve somente o fardo de Jesus, pois é suave e leve. Desapegue-se de todo peso do passado. Não leve na sua bagagem a culpa ou o remorso. Também deixe para trás tudo aquilo que lhe embaraça (Hebreus 12:1).
Que a partir de agora você não faça desse tempo uma simples fase da vida, mas uma grande oportunidade para suas experiências com Deus que lhe forjarão para um futuro glorioso. E mesmo com todas as dificuldades dessa caminhada, aquele que perseverar até o fim, chegará seguro ao seu destino. Receba as boas vindas à jornada daqueles que esperam em Deus!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Eu Escolhi Esperar 1
RomanceLIVRO OFICIAL Você quer saber mais o que é esperar em Deus? Se aprofundar mais no assunto para esclarecer suas dúvidas e fortalecer suas convicções? Então, viaje nessas páginas que cairão como uma luva para você. Nosso desejo com esse livro é que vo...