O jurado

20 1 0
                                    

 Oi, Ana.

Eu tô escrevendo essa carta pra você, mas eu sei que você só vai ler depois que a gente se encontrar de novo, daqui uma semana. É só mesmo pra extravasar que eu tô escrevendo, já que eu não tenho como ligar daqui ou te mandar email, pra esclarecer que eu não sou esse zé roela que você tá assistindo na televisão. Essa vida offline tá tensa.

Aliás, tudo tá tenso aqui! Eu tô na final! Estamos conseguindo! Mas esse negócio de reality show é um inferno! Bom, a gente já sábia que é muita manipulação, que essa reclusão é desnecessária e só faz mal , que não tem nada de verdade, que o que a gente vê na tv não tá nada acontecendo de fato. Mas é bem pior do que a gente imaginava! Eles querem mudar tudo, obrigam você a dizer as coisas, distorcem o que você disse, tiram do contexto! Lembra do Taxi do Gugu? Multiplica aquilo por 30 que ainda não dá isso aqui! Eu já nem quero mais inscrever o Marquinho no O Jurado Júnior. Não quero isso pro nosso filho! É muita pressão psicológica sem necessidade! Hoje eu entendo porque o Bambam chorou tanto por causa de uma vassoura!

Começo foi até divertido. Você lembra da menininha que cantava Giuseppe Verdi em hip hop? Pow, cantora lírica, cara! Misturando cultura de elite com povão, super inovadora! Teci altos elogios, dei nota alta, queria dar 10, mas eles dizem que a gente tem que ser moderado, principalmente no início. Aí na hora dos juradões me avaliarem, me deram boa nota também, disseram que eu tenho potencial como jurado, aquilo que você viu. Mas depois, fora do ar, vieram conversar comigo. Era uma comissão dos organizadores. Falaram que eu tava indo bem, que a audiência aumentou bastante durante o bloco que eu protagonizei. Mas eles queriam que eu fosse um pouco mais explosivo. Eu falei que eu já tava sendo bastante enérgico, mas eles contestaram que queriam algo, numa escala de enérgico para explosivo, menos enérgico e mais enérgico-explosivo. Que eu devia soltar os cachorros um pouco nos candidatos.

Beleza. Resolvi acatar, mesmo porque, né, vou jogar um milhão de reais fora fácil assim? Aí que eu quase xinguei aquele menininho cosplay da Shakira. Cê sabe que eu não grito com criança, né, aliás com ninguém. Depois, no final, corri lá dentro pra pedir desculpa a mãe dele, tentei explicar que era coisa do script, mas a mulher nem queria papo de tão ofendida. Não quis nem que eu visse o menino pra eu pedir perdão. Isso me cortou o coração, cara.

Teve uma sessão de avaliação de nós jurados concorrentes, no mesmo dia do episódio do adestrador de cães que dançam Thriller, que os jurados me elogiaram uma cambada de coisas (eles sempre começam pelos elogios, né), falaram que sou muito centrado nas minhas críticas, que sou conhecedor a fundo das diversas áreas artísticas que os candidatos apresentavam. Você lembra desse dia? Mas aí, antes que eles começassem a tecer as críticas ao meu suposto gênio explosivo, eu já comecei a argumentar, diante das câmeras, que eu não conseguiria sustentar muito tempo um jeito de ser que não me era próprio. Nem sei se deu pra perceber que o clima esquentou. Eles ficaram tensos, e eu fui falando mais um monte de coisa. A edição final cortou bastante coisa que eu disse ali. Eu vi depois. Não fez sentido nenhum. Eu passei por maluco, minha fala ficou contraditória com os cortes. Fiquei muito puto. Quase não dormi naquela noite. Pensei em sair. Mas segurei o tranco. É muita grana, né...

Procurei me manter sereno na próxima reunião com os organizadores. Fui com papo de amigo. Tentei mostrar minha opinião pra eles, como que dando um conselho. Falei que as edições feitas iriam confundir a cabeça do telespectador, que ainda tentava se acostumar com um programa cujo conceito era muito difuso ainda. Contei pra eles de você, da nossa conversa, quando eu tentei explicar pra você o conceito do programa e de como era confuso pra você a ideia de um reality show de jurados.

O público ainda não tava muito preparado para um... tipo, um The Voice, só que os candidatos não cantam, eles julgam. Os verdadeiros candidatos são os jurados, que depois são avaliados por outros jurados. É um reality show dentro do outro. É confuso, e acho que apesar de já estarmos na última semana do programa, tem muita gente achando que os competidores mesmo são os cantores, os atores, enfim, os artistas, e não nós jurados. O povo tá confundindo nós jurados candidatos, com os jurados de verdade, pensando que somos uma coisa só. Acho que o que tá segurando mesmo a essa audiência toda é que os calouros são muito talentosos. A sequência do programa mesmo não tá fazendo muito sentido pro povo.

Cara, eu ainda tô injuriado com aquele episódio da sobrinha do Zé Bentão do domingo retrasado! A menina é horrorosa! Canta mal! Desafinou umas quatro vezes naquela música do tio dela! Pois editaram o áudio da gravação pra ajustar as notas!!! E fizeram eu e os outros jurados escolherem a guria, só porque o tio é famosão! Só porque o cara patrocina a emissora! Você me conhece! Deve ter notado pela cara de bunda que eu fiz na hora de falar o nome dela, que eu não tava nada satisfeito com o que tava dizendo. Você sabe que não tem nada a ver eu escolher um cantor pelo sorriso dele. Acho que ali, naquele momento você percebeu que eu tô sendo fake. Aliás, do jeito que você me conhece, Ana, mais do que eu mesmo às vezes, você deve ter percebido a farsa bem mais cedo.

A gota d'água aconteceu hoje. Juntaram nós três finalistas a portas fechadas e anunciaram quem vai ganhar. Vai ser o Tico Babilônia. Mas falaram pra gente ficar tranquilo porque em off, eu e a Brígida vamos receber o milhão também, além do carro. É só seguir o script e tudo bem. Pombas! E a minha dignidade? Eles tão pensando que me compram com dinheiro??? Cambada de filha da puta! Então é assim? A gente entra ao vivo, encena uma mentira, paga de feliz por ser vice, agradece a Deus, a família, periquito, papagaio, a Xuxa, sai com o bolso cheio e dane-se aquilo que a gente realmente é???

Acho que eu tô aprendendo uma coisa boa com essa experiência. Tô aprendendo a ser ator. Porque eu enganei bem. Fingi que tava feliz com a ideia de ser vice e ganhar o carro e o dinheiro. Até assinei um termo de compromisso dizendo que vou seguir o script. Assinatura falsa, claro! Eles nem notaram. Saíram tranqüilos da reunião, aliviados porque eu tô do lado deles. Mas espera pra ver domingo. A chapa vai esquentar na final. Antes de anunciarem o vencedor, EU mesmo vou anunciar. Vou abrir o verbo! Vou rodar a baiana! Vou soltar a periquita! O Brasil vai ouvir a verdade. E ao vivo! Vou envergonhar essa gente! Vou humilhar o Zé Bentão e a sobrinha com voz de taquara! Mas vou pedir perdão pro menininho Shakira também, vou me redimir com aquela família. Dane-se que eu vou perder o dinheiro. Dane-se se chamarem a polícia! Vou sair como herói. O Brasil vai ficar do meu lado. Você vai ver. O povo tá cansado de mentira. Já chega o governo!

Dá um beijo no Marquinho pra mim. Eu amo vocês dois.

Firmeza. Deus no comando.

Nelson

O JuradoOnde histórias criam vida. Descubra agora