2 As notas musicais

324 5 1
                                    

As "letras" da linguagem musical são as notas musicais. Elas se escrevem com bolinhas desenhadas num conjunto de cinco linhas, que se chama PAUTA. Os nomes das notas musicais são muito popularmente conhecidos: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI. O que será necessário é conhecer e identificar essas notas na escrita (na pauta) e reconhecê-las no teclado. Primeiro, falarei sobre o teclado, depois, sobre o braço do violão. Vejamos desde o começo.

Observe este sinal:

Parece uma letra E estilizada

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Parece uma letra E estilizada. Chama-se "clave de sol" e fica sempre no início da pauta, bem à esquerda. A palavra "clave" vem do latim e significa chave. Ela é a chave para a identificação das notas. Há dois pontinhos na segunda linha (de baixo para cima). Isso indica que uma "bolinha" desenhada sobre esta linha representa a nota SOL. Portanto, a clave de sol tem este nome para indicar que, na linha demarcada pelos dois pontinhos, escreve-se a nota SOL. As demais notas ficam na sequência ascendente e descendente, conforme se vê na figura seguinte:

 As demais notas ficam na sequência ascendente e descendente, conforme se vê na figura seguinte:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Vejamos os detalhes. A pauta contém 5 linhas e, no meio delas, 4 espaços. As notas são escritas em sequência nas linhas e espaços. A numeração das linhas e dos espaços começa de baixo para cima: 1ª linha, 2ª linha, 3ª linha, 4º linha, 5ª linha (a mais de cima); 1º espaço, 2º espaço, 3º espaço, 4º espaço. Temos, assim, nove posições: 5 nas linhas e 4 nos espaços. A linha de referência é a segunda, onde fica a curva maior da clave de sol e a nota SOL. A partir dela, subindo, temos LA no 2º espaço; SI na 3ª linha; DO no 3º espaço; RE na 4ª linha; MI no 4º espaço e FA na 5ª linha. A partir do SOL, descendo, temos: FA no 1º espaço; MI na 1ª linha. Aqui terminam as linhas e espaços da pauta. Mas havendo necessidade de escrever notas abaixo ou acima da pauta, passa-se para os espaços e linhas fictícios. Assim, abaixo da 1ª linha, temos um espaço fictício (que seria o -1), onde fica o RE; abaixo deste, temos uma linha fictícia (que seria a -1), onde fica o DO. Para indicar que ali existe uma linha fictícia, coloca-se um tracinho no meio da nota, para sugerir que ali teria uma linha a ser considerada (veja na figura acima). Assim por diante, sempre que necessário, pode-se escrever mais abaixo ou mais acima da pauta, mantendo-se a nomenclatura das notas, nas sequências descendente ou ascendente.

Explicada assim a forma de ler a pauta, você poderá identificar qualquer nota: basta tomar como referência a posição do SOL na 2ª linha e seguir contando acima ou abaixo, um espaço e uma linha de cada vez. Há outros detalhes para explicar ainda sobre a pauta, mas fiquemos com isso por enquanto. Vamos devagar, por partes.

Agora, é a sua vez de treinar para memorizar. Não passe para a página seguinte antes de ter memorizado bem as posições de todas as notas, a ponto de ser capaz de identificá-las, até mesmo sem fazer mais a conta a partir do SOL. Tome uma folha e risque as cinco linhas da pauta e passe a escrever notas, identificando-as. Treine diversas vezes. Pode fazer o desenho da nota como bolinha cheia ou ôca, não se preocupe com isso por enquanto. O objetivo é decorar as notas para poder lê-las sem titubear, da mesma forma como você é capaz de ler a palavra sem se preocupar em identificar as letras dela, porque já se habituou tanto que passa a fazer isso automaticamente.

Desse modo, você estará aprendendo uma nova linguagem, a linguagem musical, e apto a ler as notas musicais na pauta, como quem lê as palavras num texto. Com isso, aquele conjunto de bolinhas desenhadas passará a ter um outro significado, cujo segredo você agora consegue desvendar.

****

Dialogando a músicaOnde histórias criam vida. Descubra agora