5 As escalas musicais

45 2 0
                                    

As escalas musicais são os grupos de notas musicais que se estendem da primeira à oitava. Por exemplo, a escala de DO inicia nesta nota, passa pelas demais na sequência até chegar ao DO mais próximo. Deste em diante, teremos outra escala e assim por diante, até chegar à última tecla. Cada grupo de oito notas forma uma escala, lembrando que a oitava da anterior é também a primeira da escala seguinte. Sempre tomamos a escala de DO como referência, porque será a partir dela que iremos determinar todas as outras.

Uma escala musical toma o nome da nota que a inicia. Se iniciamos em DO, teremos a escala de DO. Se iniciarmos em FA, teremos a escala de FA. A escala também define a tonalidade da música. Quanto dizemos que uma música é tocada em RE, isso significa que a sua escala musical de referência começa com esta nota. Mas não significa que obrigatoriamente a música comece com a nota RE, há umas regrinhas para isso, as quais explicaremos logo mais.

Existem escalas maiores e escalas menores. Você talvez já tenha ouvido falar que uma tal música é tocada em SOL maior; outra é tocada em MI menor. Essa divisão faz parte da enorme variedade de organização dos sons com os quais se constroem as músicas. Aos poucos, essa diferença também vai ser entendida. Então, comecemos pela compreensão da estrutura de uma escala maior. Depois que entendemos isso, fica muito fácil compreender a diferença entre as escalas maiores e menores.

Vejamos novamente aquela imagem do teclado, com a distinção entre os grupos de três e de quatro notas. Isso vai nos ajudar a compreender a estrutura das escalas maiores.

Na imagem, estão assinaladas com os respectivos nomes as notas da escala de DO

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Na imagem, estão assinaladas com os respectivos nomes as notas da escala de DO. Agora, façamos um raciocínio matemático: entre as notas DO e RE, há um intervalo maior (1 tom); entre as notas RE e MI há um intervalo maior (1 tom); entre as notas MI e FA, há um intervalo menor (1/2 tom). Como se sabe isso? Pela presença das teclas pretas. As teclas pretas representam os meios tons, já foi explicado. Entre o DO e o RE, há uma tecla preta, portanto, a distância entre as brancas é de um tom; entre o MI e o FA, não há tecla preta, portanto, a distância entre elas é de meio tom.

Sigamos adiante. Entre o FA e o SOL, há um intervalo maior (1 tom); o mesmo ocorre entre o SOL e o LA e entre o LA e o SI. Mas entre o SI e o DO, temos outra vez meio tom. Portanto, matematicamente, de DO a DO, a escala tem a seguinte estrutura:

1 tom+1 tom+1/2 tom+1 tom+1 tom+1 tom+1/2 tom.

Esta é a escala de DO maior e também serve de modelo para as demais escalas maiores. Tomando como referência a nota inicial da escala, as demais notas devem respeitar esse padrão de distância entre os tons.

Informação importante: as escalas se sucedem com base na 5ª nota. Assim, a escala seguinte à de DO maior será SOL maior; a escala seguinte a SOL maior será RE maior; a escala seguinte a RE maior será LA maior... e assim por diante, na rota ascendente (esquerda para direita). A escala seguinte à de DO maior, na rota descendente (direita para esquerda), será FA maior. Depois, explicarei o que vai fazer a diferença entre as rotas ascendente e descendente. Por ora, fiquemos com essa informação.

Vejamos agora a estrutura da escala seguinte a DO maior, que é SOL maior (5ª nota acima). Aprecie a figura abaixo:

Iniciando a contagem a partir do SOL e seguindo a estrutura da escala maior (1+1+½+1+1+1+½), temos a seguinte sequência: SOL para LA (1 tom); LA para SI (1 tom); SI para DO (½ tom); DO para RE (1 tom); RE para MI (1 tom); MI para FA tem apenas ½ t...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Iniciando a contagem a partir do SOL e seguindo a estrutura da escala maior (1+1+½+1+1+1+½), temos a seguinte sequência: SOL para LA (1 tom); LA para SI (1 tom); SI para DO (½ tom); DO para RE (1 tom); RE para MI (1 tom); MI para FA tem apenas ½ tom, mas precisamos de 1 tom, de acordo com a sequência padrão. Então, a solução é acrescentar ½ tom ao FA, passando ao FA# (observe a figura). Depois, para completar a sequência, devemos ter ½ tom (FA# para SOL) e assim se completa a escala de SOL maior.

Vejamos agora a estrutura da escala seguinte ao SOL maior, que é RE maior (5ª nota acima). Aprecie a figura abaixo:

Iniciando a contagem a partir do RE e seguindo a estrutura da escala maior (1+1+½+1+1+1+½), temos a seguinte sequência: RE para MI (1 tom); MI para FA tem apenas ½ tom, então passamos para o FA# (como na escala de SOL); FA# para SOL (½ tom); SOL p...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Iniciando a contagem a partir do RE e seguindo a estrutura da escala maior (1+1+½+1+1+1+½), temos a seguinte sequência: RE para MI (1 tom); MI para FA tem apenas ½ tom, então passamos para o FA# (como na escala de SOL); FA# para SOL (½ tom); SOL para LA (1 tom); LA para SI (1 tom); SI para DO tem apenas ½ tom, mas precisamos de 1 tom para obedecer a sequência. Então, passamos para DO#; de DO# para RE (½ tom) e assim completa a escala de RE. Podemos observar que, na escala de DO, não precisamos usar nenhuma das teclas pretas. Na escala de SOL, precisamos de uma tecla preta para ajustar a estrutura. Na escala de RE, precisamos de duas teclas pretas para ajustar a estrutura. Observe que a tecla preta da escala de SOL se repete em RE, sendo acrescentada mais uma (DO#). Já podemos antever que, na escala seguinte, irão permanecer as duas teclas pretas já usadas e será acrescentada mais uma delas.

Passemos, portanto, à escala seguinte ao RE maior, que é LA maior (5ª nota acima). Aprecie a figura:

Iniciando a contagem a partir do LA e seguindo a estrutura da escala maior (1+1+½+1+1+1+½), temos a seguinte sequência: LA para SI (1 tom); SI para DO tem apenas ½ tom, então passamos ao DO# para completar 1 tom; DO# para RE (½ tom); RE para MI (1...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Iniciando a contagem a partir do LA e seguindo a estrutura da escala maior (1+1+½+1+1+1+½), temos a seguinte sequência: LA para SI (1 tom); SI para DO tem apenas ½ tom, então passamos ao DO# para completar 1 tom; DO# para RE (½ tom); RE para MI (1 tom); MI para FA tem apenas ½ tom, então passamos para FA# para completar 1 tom; FA# para SOL tem apenas ½ tom, então passamos para SOL# para completar 1 tom; SOL# para LA (½ tom). Observe que aqui já estamos nos servindo de três teclas pretas, a fim de ajustar a escala para a estrutura padrão. Estratégia similar é utilizada nas demais escalas da rota ascendente, mas vamos ficar por aqui. Quando acrescentamos maior número de teclas pretas, a execução da música vai ficando mais difícil e visto que o nosso propósito é fornecer a instrução básica, nos limitaremos ao LA maior.

Vejamos, na sequência, como fica a escrita das escalas musicais na pauta.

****

Dialogando a músicaOnde histórias criam vida. Descubra agora