3 As notas musicais no teclado

191 2 0
                                    

Agora que você já aprendeu a reconhecer as notas musicais escritas na pauta, vejamos como se faz para transferi-las para o teclado, ou seja, como se sabe onde ficam no teclado as notas escritas na pauta. Aprendendo isso, você será capaz de identificar a nota na pauta e logo pressioná-la no teclado, tirando o som correspondente. Os nomes das notas musicais são apenas sete (dó, ré, mi, fá, sol, lá si), mas você vê um número bem grande de teclas. Pode-se logo concluir que as notas estão repetidas diversas vezes nas teclas, só precisaremos aprender a reconhecê-las.

Observe bem o teclado e perceba que ele possui teclas brancas e pretas e está dividido em grupos de três e de quatro teclas: três teclas brancas, que têm entre elas duas teclas pretas, e quatro teclas brancas, que têm entre elas três teclas pretas. No meio de cada grupo, há um intervalo em que há duas teclas brancas juntas, sem teclas pretas. Percebeu isso?  Veja na figura abaixo, onde isso está melhor destacado.

Bem, depois de identificar os grupos de teclas, você precisa saber que a primeira tecla do grupo de três é a nota DO e a primeira tecla do grupo de quatro é a nota FA

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Bem, depois de identificar os grupos de teclas, você precisa saber que a primeira tecla do grupo de três é a nota DO e a primeira tecla do grupo de quatro é a nota FA. As demais estão na sequência ascendente e descendente que você já conhece. Ah, claro, estou falando das teclas brancas. A primeira tecla branca do grupo de três é a nota DO, a primeira branca do grupo de quatro é a nota FA. E as pretas, para que servem? Elas possuem uma função muito importante, que iremos explicando aos poucos. Antes, treine olhando no teclado: quantas notas DO você vê? A nota DO é sempre o ponto de referência no teclado, assim como a nota SOL é ponto de referência na pauta escrita. 

Dizemos que a distância entre uma nota DO e outra nota DO é de uma oitava. Considerando que os nomes das notas musicais são sete e começando a contagem pela nota DO como a numero 1, então a próxima nota DO será a oitava posição em relação ao grupo anterior e, ao mesmo tempo, a primeira posição em relação ao grupo seguinte. Essa mesma nomenclatura se repete com todas as notas, todas têm suas oitavas. Não se preocupe de como saber qual a nota DO do teclado será a número 1, pois há teclados com números variados de teclas. A nota DO número 1 será sempre a primeira das teclas respectivas, contando da esquerda para a direita. Na figura abaixo, você verá uma explicação gráfica para isso.

Quando você está diante do teclado, você se posiciona na parte central, de modo que ficam umas teclas ao alcance de sua mão direita e outras ao alcance da mão esquerda

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Quando você está diante do teclado, você se posiciona na parte central, de modo que ficam umas teclas ao alcance de sua mão direita e outras ao alcance da mão esquerda. Identifique os DOs à sua direita e à sua esquerda e pressione-as. Você ouvirá o mesmo som, mas com timbres diferentes: quanto mais à esquerda, o timbre será mais grave; mais à direita, será mais agudo. 

Sob o aspecto da matemática (música é matemática, lembra?), a nota DO representa o número de vibrações audíveis correspondente ao número dois elevado a uma potência. Por exemplo, o DO mais grave é 2 elevado à quarta potência (16 vibrações por segundo); o DO seguinte será 2 elevado à quinta potência (32 vibrações por segundo); o outro DO, 2 elevado à sexta potência (64 vibrações), e assim por diante. As outras notas são frações desse intervalo entre as duas potências de 2. Mas não se preocupe com isso, é apenas para que você saiba como os instrumentos são feitos, de modo que quando você executa uma nota DO num teclado e noutro, ambas possuem o mesmo som. Se não houvesse essa convenção matemática, seria impossível tocar com diversos instrumentos ao mesmo tempo. Todos os fabricantes, no mundo todo, seguem esse padrão. Por isso, podemos dizer que a música é uma linguagem universal, independente do país e da cultura.

Mais uma informação, a título de curiosidade. Os nomes das notas musicais foram atribuídos por um monge italiano, chamado Guido de Arezzo, por volta do século X. Foi ele quem organizou a forma de escrever na pauta de cinco  linhas, com os símbolos ainda hoje usados. Ele não inventou isso, mas sistematizou os conhecimentos obtidos até então e deu a estes uma forma mais técnica. Ele é considerado o inventor da notação musical moderna. 

Os nomes das notas são retirados de um poema escrito em latim, em homenagem a São João, que é o seguinte:

UT queant laxis

REsonare fibris

MIra gestorum

FAmuli tuorum

SOLve poluti

LAbii reatum

Sancte Ioannes.

Isso significa mais ou menos assim: para que os teus servos possam fazer ressoar em suas laringes com suas vozes relaxadas as tuas maravilhas, purifica os seus lábios, ó São João.

Sobre os nomes das notas, observe duas curiosidades:

1. a primeira sílaba UT era o antigo nome da nota DO, mudança acontecida tempos depois também pelos monges, para ficar uma sílaba terminada em vogal, como as demais;

2. a nota SI é formada com as iniciais do nome de São João em latim (Sancte Ioannes).

Mas, e aquelas teclas pretas, para que servem mesmo? É o que veremos a seguir.

****

Dialogando a músicaOnde histórias criam vida. Descubra agora