Talvez você já tenha escutado alguém dizer: esta música é tocada em DO maior; ou, esta música é tocada em LA menor. Essa diferença está na organização das notas para a formação das escalas. Apresentamos, nos capítulos anteriores, as escalas maiores e agora apresentaremos as escalas menores. Dissemos que para cada escala maior há uma correspondente relativa menor, na qual a mesma estrutura da montagem das notas será preservada, com apenas uma alteração, que será explicada logo mais, nada complicado.
Vejamos, inicialmente, a tabela das correspondências entre as escalas:
1. apenas com teclas brancas - escala maior DO - relativa menor LA;
2. com um sustenido (nota FA) - escala maior SOL - relativa menor MI;
3. com dois sustenidos (notas FA e DO) - escala maior RE - relativa menor SI;
4. com três sustenidos (notas FA, DO e SOL) - escala maior LA - relativa menor FA#;
5. com um bemol (nota SI) - escala maior FA - relativa menor RE;
6. com dois bemóis (notas SI e MI) - escala maior SI bemol - relativa menor SOL;
7. com três bemóis (notas SI, MI e LA) - escala maior MI bemol - relativa menor DO.
Atenção: não confundir MI bemol com MI menor nem SI bemol com SI menor. Há também o SI bemol menor e o MI bemol menor, que não foram incluídos acima. Bemol e Menor não são sinônimos, portanto.
Colocando assim numa tabela, pode parecer complexo e difícil para decorar essas relações entre as escalas maiores e menores. Mas se observarmos na pauta musical, fica bem mais fácil compreender e memorizar.
Observe a figura seguinte e procure identificar as notas:
Vamos analisar a figura. As pautas estão na mesma sequência da tabela acima. A primeira parte da pauta 1 representa a escala de DO maior e a segunda parte representa a escala de LA menor. A primeira parte da pauta 2 representa a escala de SOL e a segunda parte representa a escala de MI menor. Assim por diante.
Observamos que para passar da escala de DO maior para a escala da LA menor basta descer duas notas na pauta; para passar da escala de SOL maior para a escala de MI menor basta descer duas notas na pauta. Assim por diante. Verifique cuidadosamente cada linha de pauta acima e identificará facilmente as escalas maiores e suas correspondentes relativas menores. Vamos explicar agora a única alteração que, na maioria das vezes, será necessária, por ser isso comum entre os compositores.
Verifique a figura abaixo e compare com a figura anterior:
Qual a diferença entre elas? Veja que na penúltima nota das escalas menores foi acrescentado um sustenido. Só isso, essa é a única diferença na escrita das escalas maiores e menores. Na sequência, quando formos apresentar o sistema de acordes, essa relação entre escalas maiores e menores ficará melhor compreendida, bem como o motivo de ser colocado esse sustenido na penúltima nota das escalas menores.
****
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dialogando a música
RandomUma introdução ao mundo da música, com abordagem teórico-prática, para aquelas pessoas que acham bonito alguém tocar um instrumento musical, gostariam de tocar um instrumento, mas acham difícil ou, mais ainda, não têm nenhuma informação sobre o modo...