4 As teclas pretas do teclado

92 1 0
                                    


Para falar das teclas pretas, precisamos recorrer de novo à matemática. A distância sonora entre uma nota e outra chama-se intervalo. Há intervalos maiores e menores (não vamos falar em números, só em quantidades). Entre o DO e o RE, temos um intervalo maior do que entre o MI e o FA. Você consegue perceber isso no teclado? Veja. Entre o DO e o RE, temos uma tecla preta; entre o MI e o FA, não temos tecla preta. Podemos concluir, então, que as teclas pretas existem para equilibrar as distâncias entre os intervalos, torná-los todos iguais. Na teoria musical, diz-se que um intervalo maior equivale a um tom; um intervalo menor equivale a meio tom.  Seguindo esse raciocínio, dizemos que as teclas pretas representam os meios tons, quando o intervalo é maior. Assim, entre o DO e o RE, temos um intervalo maior (um tom); a tecla preta que existe entre elas representa o meio tom, isto é, meio tom acima em referência ao DO e meio tom abaixo em referência ao RE. A mesma sistemática se aplica às demais notas.

Passando à nomenclatura, as teclas pretas possuem um nome duplo, porque elas são teclas referenciadas. Seus nomes são "sustenidos" e "bemóis". Falemos, por exemplo, sobre a tecla preta que existe entre o FA e o SOL. A mesma tecla, se indicada em relação ao FA, é chamada de FA sustenido; se indicada em relação ao SOL, é chamada de SOL bemol. Ou seja, quando dizemos um fa sustenido ou um sol bemol, estamos falando da mesma tecla. Para que isso? Por que não se usa um nome só? Bem, em primeiro lugar, isso é uma convenção internacional. Em segundo lugar, matematicamente falando, um fa sustenido tem algumas vibrações a mais do que um sol bemol, mas isso não é perceptível para o ouvido humano, somente com o uso de instrumentos eletrônicos de alta precisão, é possível fazer essa distinção. Na prática, porém, isso é irrelevante, por isso, diz-se que elas são iguais. Em terceiro lugar, sob o aspecto técnico da música, não se pode trocar aleatoriamente um fa sustenido por um sol bemol, porque isso fere as regras da escrita da linguagem musical. Mas, nós não iremos tratar aqui dessas questões técnicas, por isso, basta você saber que, onde estiver escrito um fa sustenido ou um sol bemol, você vai pressionar a mesma tecla no teclado.

Qual a finalidade prática dos sustenidos e bemóis? É dar maior versatilidade à música. Agora você já pode considerar que as notas musicais não são apenas aquelas sete básicas, mas a estas se acrescentam os cinco sustenidos/bemóis, elevando esse número para doze. Com isso e com as variações de oitavas, as possibilidades de combinações nos sons da música se tornam potencializados até quase o infinito. Se você considerar que todos os dias estão sendo compostas novas canções e sempre é possível fazer combinações diferentes entre as notas, então poderá afirmar que a música é inesgotável. Vai funcionar a inventividade e a criatividade de cada um.

As teclas pretas são também indispensáveis para a organização das escalas musicais, que iremos explicar no próximo capítulo.

****

Dialogando a músicaOnde histórias criam vida. Descubra agora