Capítulo 3 - DEFINIÇÃO DE AMOR E PAIXÃO NA SALA DE AULA

12 1 1
                                    


CAPÍTULO III

DEFINIÇÃO DE AMOR E PAIXÃO NA SALA DE AULA

As horas haviam passado e José tinha que parar de escrever e preparar a aula para o dia seguinte. Após o preparo, foi esquentar a comida para poder jantar, e após saborear a refeição, foi deitar-se na cama.

Havia muito trabalho a ser feito no outro dia. Lecionava para as turmas do Ensino Médio. Após tomar o café e terminar de se arrumar, dirigiu-se para o seu carro e foi até a escola. Chegando, viu um casal de namorados na porta do colégio e lembrou-se de Marisa. Aquela imagem não lhe saía da cabeça. Um aluno pediu a ele que lhe explicasse a diferença entre amor e paixão. O professor surpreso com a pergunta, disse:

- Claro.

E virando-se para toda a turma disse:

- Hoje vou lhes ensinar uma lição diferente, vocês vão descobrir a diferença entre duas palavras que se relacionam e que tem significados diferentes.

Uma aluna perguntou:

- Quais são elas Professor?

- Amor e Paixão. Respondeu.

Todos ficaram atentos ao que iriam aprender naquele momento, seria algo necessário e importante para aqueles jovens.

- Paixão é algo bom, ficamos encantados quando estamos conhecendo alguém, apaixonados, mas o que não sabemos é que paixão significa sofrimento.

- Sofrimento, professor? Perguntou um aluno.

- Sim, exatamente isso que ouviu. Sofremos porque não sabemos se o que sentimos irá ser correspondido ou não, esperamos para ter aquilo que ainda não temos. O amor é diferente, é aquilo que não passa, é construção. Quem constrói o amor, cuida, rega, vive com ele para sempre.

- Mas, então por que muitos casais se separam? Perguntou, Gabriel.

- Porque não quiseram construir o amor, ou pararam apenas na paixão. O amor embora não passe, ele precisa de cuidado, de muitas vezes alguém renunciar a sua própria vontade para fazer a do outro, precisa ser alimentado. Na paixão quando acontece um problema, logo pensamos em desistir, porque vemos somente aquele acontecimento, já o amor, vê aquele acontecimento, o antes e o que pode ser mudado. O amor perdoa, dá uma nova chance. Entenderam?

- Sim professor. Respondeu a classe.

Após ter explicado aos alunos o significado de amor epaixão José se perguntou: "Por que seráque me pediram para falar disso? Será que meu olhar e as minhas lembrançasestão sendo perceptíveis aos olhos dos outros? ". Terminou suas aulas,voltou para a casa. Chegando, guardou seu material de trabalho, lavou as mãos efoi arrumar seu almoço. Tinha que preparar tudo, pois, morava sozinho. Suafamília havia ficado na cidade de Araxá-Mg, local onde nasceu e conheceuMarisa. Após ter almoçado e lavado as louças, foi para seu quarto descansar umpouco. Preparadas as aulas, José retomou a escrita das lembranças do seu grandeamor. 

O Amor vale a pena?Onde histórias criam vida. Descubra agora