O dia está escurecendo e com o chegar da noite vem as lembranças. Um homem sentado no banco da praça refletindo sobre a amada pensa: "Onde será que ela está? O que faz agora? Nosso amor teria acabado? ". A vida daquele pobre rapaz já não é a mesma, tiraram dele os sonhos e o amor que lhe trazia tanta alegria.
O homem sentado no banco chama-se José e sofre as dores da perda. Sua amada teve de partir, deixou o Brasil e foi para Paris. Levou consigo as experiências do amor vivido e deixou na foto para ele só a marca do seu sorriso.
Levantando-se foi à sua casa, jantou, assistiu à programação da TV. Poucas horas depois deitou-se na cama procurando uma forma de esquecer àquilo que naquele momento lhe fazia sofrer. Não conseguiu, era impossível esquecer o que viveu. Pegou a caneta e uma folha de papel e pensou: "Se algum dia alguém me perguntar se amei, e se a idade e os problemas da vida me fizerem esquecer, terei anotado nessa folha com tinta e lágrimas esse belo amor".
Começou a escrever: "Que dia maravilhoso foi aquele no qual contemplei seus olhos e sorriso pela primeira vez! Ainda lembro a alegria que senti. Faltava a parte mais difícil, a correspondência desse amor sonhado e querido. Você se fazia de difícil, olhava e quando fitava o meu olhar em ti, simplesmente desviava o seu. Não foi fácil conquista-la, muitas lutas tive de enfrentar, mas, o amor valeu a pena. Num belo dia na escola refletindo sobre o que sentia, pensei: "Quisera Deus que tivesse uma oportunidade de falar com ela. De poder só dizer um oi e contemplar de perto aquela beleza". Nem havia acabado de pensar e a oportunidade bateu à minha porta. Marisa passou perto e esbarrando no armário derrubou seu material de estudo. Abaixei-me juntamente com a timidez e o medo e pegando os cadernos no chão, levantei a coragem e agarrei a oportunidade.
- Obrigado! Disse, ela.
Sorrindo voltou a caminhar. Não poderia perder aquela chance, por isso, perguntei:
- Podemos conversar depois da aula?
- Claro. Até depois! Respondeu.
A alegria era tanta que sequer ouvia os amigos chamarem. Aquele dia foi repleto de emoções e de coisas engraçadas. Voltando para a sala de aula, acabei entrando em outra turma. Todos olharam e riram. Fiquei pensando: "O que o amor não faz? Esqueci até do local onde estava. Ah! Valeu a pena tudo isso! "
Dando descanso à caneta e as mãos, caiu no sono, deixando para amanhã às lembranças que iria colocar no papel.
No outro dia, ele se arrumou e foi para o seu trabalho. Era professor na escola "EE. Santo Tomás de Aquino", que ficava próxima a sua casa na cidade de São Paulo. Após o término das aulas retornou pensando nos momentos sublimes que havia vivido. Conversando com Deus dizia: "Será que acabou? ". Almoçou e depois de um período de descanso, voltou a escrever o amor real nas folhas de papel.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Amor vale a pena?
RomansO amor vale a pena tem como personagens principais Marisa e José. Ambos se encontram na realidade escolar do ensino médio e é nesse contexto que vai surgir o grande amor entre os dois. José é um menino tímido, sonhador, que busca coragem para conq...