Gênero: Romance.
Muitos autores de romance seguem firme e forte com suas histórias até que se encontram diante de uma barreira que parece não se abrir para seguirem em frente. O conhecido e odiado Bloqueio Criativo é um inimigo que afeta principalmente aqueles que escrevem esse gênero inspirando-se em temas conhecidos que são sucesso no mercado. A primeira regra para sair do bloqueio criativo em romances é esquecer-se do que leu e viu em outras fontes.
Você gosta do estilo 50 Tons de Cinza com o CEO sarado, gato, rico e solteiro com passado obscuro, mas com a habilidade de derreter corações e dominar meninas inocentes que não sabem a deusa do sexo que existe dentro de si? Ótimo. Você gostaria de escrever uma história assim? Ótimo. A questão aqui é, você não precisa desses elementos para fazer isso.
Ah, mas a minha história não vai ficar como aquela...
Bom, essa é exatamente a intenção. Que sua obra tenha a sua personalidade somada ao que lhe atrai. E isso é possível.
Primeiramente lembre-se desses detalhes ao escrever seus romances.
1 - Nem todo protagonista precisa ser sarado, ter cara de mal, ser o Pop Star mais rico do país e ser o solteirão cobiçado para ser sexy. E não é porque ele é o cara mais gostoso e milionário na história que ele precisa ser arrogante e abusar das pessoas. E nem sempre o cara, por mais rico, lindo, gostoso e super inteligente que seja, vai atrair uma mulher se for grosso, estúpido e impaciente com ela mais da metade do tempo. Ser mais realista é bom também.
2 - Um personagem masculino sarado, rico, inteligente e solteiro pode ser educado, charmoso, gentil, fazer boas ações, trabalhar muito, estudar nas horas de folga e ser apaixonado pela garota pobre que não quer nem saber dele, inclusive fugindo do mesmo, dando uns foras ou desviando de onde ele aparece. E mais, eles não precisam ficar juntos no final!
3 - Nem toda garota é inocente por fora e puta por dentro. Procure explorar mais padrões, as putas por dentro e por fora, as inocentes por dentro e por fora. As putas que amam posar de beatas e enganam todo mundo. As inocentes que morrem de medo de tudo e de todos, principalmente das putas de verdade, mas fingem ser as rainhas do baile para se manter dentro de um meio social em particular. E as putas que viram santas ou as santas que viram putas!
Sempre que sentir que está com bloqueio em um romance, lembre-se desses passos.
1 - Apanhe uma folha em branco e rascunhe o que rolou até aquele momento (onde está o seu Bloqueio) com a sua/seu protagonista, se possível rascunhe em primeira pessoa. Se coloque no lugar do/da personagem. Tente se lembrar por tudo que ela/ele passou até ali.
2 - Repense o objetivo do/da protagonista, esqueça por um momento o "crush" do/da personagem e pense nas outras coisas que ele/ela tem na vida. Ele/ela estuda, trabalha, já namora, é casado/a? Têm filhos? Mora com a família? Tem animais de estimação? Tem metas profissionais, estudantis? O que mais move sua/seu protagonista além do amor?
3 - Lembre-se agora do passo 2 e averigue o seguinte: enquanto pensava na vida do seu/sua protagonista, você pensou no "crush" dele? Pensou em que caminho eles estão tomando, o que andam fazendo? Se sim isso significa o óbvio e também o mais importante, o "crush" do seu/sua protagonista é importante para ele/ela. E certamente você também pensou na situação atual deles nesse momento e nem se deu conta disso, certo? Se observar bem suas anotações você tem nas suas mãos o que seu/sua protagonista está sentindo e com base nisso você já tem como avançar sua história porque é ele/ela quem decide o próximo passo a ser tomado. Parabéns, você está saindo do Bloqueio Criativo no seu romance.
Segue algumas dicas para sair de "enrascadas" nas tramas de romance.
1 - Seu/sua protagonista morre de amores, medo, inveja de outro e isso o consome por dentro. Crie um/uma melhor amigo/a para ele/ela. Para personagens femininas melhores amigos gays são personagens perfeitos para ser aquele confidente, ombro amigo e conselheiro. Personagens gays vão apoiar e não vão tentar roubar o "crush" da protagonista.
2 - Se não quer criar um/uma melhor amigo/a, crie um diário. Diários escritos são perigosos, eles podem cair em mãos erradas, mas em celular, notebook ou PC existe senha e é mais seguro. É uma forma de você colocar o desabafo do seu/sua protagonista, de abrir o coração e dizer tudo que ele/ela não diz para mais ninguém.
3 - Pense sempre em tudo antes de tomar decisões. O que mais acontece em romance é o/a protagonista se ver em uma situação onde ele precisa decidir o que fazer para seguir em frente, nessas horas não hesite em gastar um capítulo inteiro ou mais pensando em todos os prós e contras da escolha. Às vezes, escolher não ficar com o amor da sua vida pelo bem maior é um gesto de amor também.
4 - Finalmente, lembre-se sempre de algo muito importante. Seu/sua protagonista tem um grande amigo/a que pode protege-lo/la a qualquer momento, mas pode também aconselhá-lo/la nos momentos mais difíceis. Esse amigo é você, autor/a. Quando sentir que o Bloqueio está chegando, fale com o personagem, seja louco/a mesmo. Imagine-o e imagine-se interagindo com ele/ela. Converse, pergunte como ele/ela se sente. Você vai descobrir uma coisa que muitos de nós, autores/as, sabemos há muito tempo. Quando criamos um bom/boa personagem, nós lhe damos nome, roupas, uma vida e um objetivo, mas é ele/ela quem toma as decisões e decide o que quer fazer. Tente falar com seus/suas personagens, você irá se surpreender com a conversa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um MILHÃO de UNIVERSOS
Ficción GeneralO objetivo desse livro é simples: ajudar você, que já tem sua história iniciada ou que está querendo iniciar uma nova história do zero, a seguir em frente e escrever cada vez mais. Nós vivemos em um país onde uma grande parcela da população se esque...