Feliz dia das Mães!

30 4 1
                                    

Estava pensando nós mulheres nascemos com uma missão predefinida, somos capazes de gerar outras vidas, certo que dependemos de um companheiro para isso que pode, ou não, compartilhar da missão conjuntamente. Mas, nós mulheres somos os receptáculos, somos a origem.
É apenas mais um dos muitos rótulos que podemos ter. Em essência somos mulheres.
Antes de tudo, fomos filhas, pois tivemos alguém que foi receptáculo nosso. E antes de cumprimos nossa missão passamos pelo rótulo de filhas, irmãs, primas, amigas, tias, então só depois de conquistar todos esses rótulos com êxito, rumamos aos de namorada, noiva, esposa, para enfim, sermos a mulher que originará uma outra vida, e assim seremos mãe, depois avós, mas nem sempre será nesta ordem de títulos. Porém, no fim seremos mãe, é um cargo definitivo e não transferível, uma vez geradora, a coisa é  certa, será mãe. E cada uma tem sua forma de ser, umas repetem padrões, outras criam seus próprios padrões. Têm mãe amiga, companheira, conselheira, confidente, que impõe limite, que ama, que se doa, e se dá por inteiro. Têm as que são mais livres, permissivas, que vivem sua vidas antes da dos seus filhos, porém isso não às  tornam menos mãe. Têm as que foram mãe presentes, cuidaram, zelaram e por algum infortúnio não estão fisicamente presentes, mas ainda residem nas lembranças e no coração. Têm as que geraram mas não se sentiram capaz de educar e criar, e permitiram que outra mulher que por irônia das circunstâncias não  poderiam gerar e assim ainda fossem mãe. E têm aquelas que ainda estão presentes, mas se fazem ausentes e deixam a vida seguir cada um por seu caminho.
Ser mãe é ato de amor. É permitir que seu corpo se deforme enquanto outro se forma dentro de você.
É aceitar que depois que nasce aquele serzinho não é mais seu e sim do mundo.
É se conformar que só lhe cabe amar e orientar ao bom caminho e que nem sempre será o que você, mãe, queria ou como sonhou e planejou.
É compreender que mesmo que você tenha doado o seu corpo para seu bebê se formar, que ele será completamente diferente de você, terá outro tipo sanguíneo, outra carga genética, outra personalidade. E que apesar de todas as diferenças serão  tão amados, mesmo se forem apenas um ou dez. E depois de tudo isso, enquanto somos filhos, futuras mães ou mães, entenderemos que amamos a quem nos gerou, como todo amor. Mesmo que com o tempo tudo mude.
Mãe, é o único rótulo que apenas nós,  mulheres, podemos ter. Então, a você que é mãe, desejo toda felicidade da terra e dos céus, pois ser mãe não é uma tarefa fácil, mesmo sendo a mais saborosa de suas vidas.
Feliz dia das Mães, Mainha, Tias, Maninha e Primas que já são mães.
Poliana Cunha.

____________________________
Desculpem-me os erros, texto sem revisão.
Caso gostar. Vote e comente.
Porém se não gostar, comente também.

Somente Algumas PalavrasOnde histórias criam vida. Descubra agora