escolhendo a sapatilha

94 4 0
                                    

   Bailarinas podem ter dores não apenas no pé mas em qualquer região do corpo devido ao uso de uma sapatilha inadequada. Não existe uma sapatilha de ponta que seja ideal para todas as bailarinas, a melhor sapatilha depende das características próprias dos pés, da força muscular, e dá experiência que a bailarina tem para dançar na ponta. Assim a sapatilha que seu professor achar que é melhor para sua amiga não será necessariamente a melhor para você, e se uma bailarina profissional usa determinada sapatilha isso não significa que aquela sapatilha seja melhor do que as outras.
   As principais características que a bailarina deve levar em conta na hora de escolher a sapatilha são:

-a altura da gáspea
-a largura do box
-a largura da forma
-a rigidez da palmilha

   Outras características como o material das palmilhas e das biqueiras, os tipos de costura e o formato do decote influenciam na estética e na durabilidade da sapatilha, mas não devem ser os fatores principais na escolha. A largura do box e a largura da forma dependem das características anatômicas do pé. Uma sapatilha muito larga fica solta e todo o apoio de peso é transferido para a ponta dos dedos, facilitando o surgimento de lesões; uma sapatilha muito apertada facilita o desenvolvimento de deformidades no pé e dificulta a  realização de certos movimentos.

   A altura da gáspea e a rigidez da palmilha

   Uma sapatilha muito rígida exige maior esforço muscular para exercícios de eleve e releve, e uma sapatilha muito flexível pode não dar a sustentação adequada ao pé na ponta. Diferentes tipos de dança podem exigir diferentes tipos de sapatilhas.
   Danças que envolvem muitos saltos exigem maior flexibilidade da sapatilha, e danças como um pás-de-deux(passos de dois) ou que apresentem muitos giros e movimentos mais lentos exigem sapatilhas mais rígidas e que sustentam melhor o pé.

   A sapatilha adequada pode tanto melhorar a técnica como prevenir o aparecimento de lesões.

S.O.S bailarinasOnde histórias criam vida. Descubra agora