#Elisabete
Só Deus sabe por tudo que passei para está aqui hoje, cada noite perdida, cada sacrifício, cada lágrima derramada. Os meus 26 anos pesam nos meus ombros como se já tivesse o triplo dos anos vividos, são tantas histórias vividas, tantas lutas enfrentadas que as vezes só queria poder descansar um pouco. Sorriu ao pensar que hoje é um novo dia e que o passado deve ficar em seu lugar, como um tempo que não volta mais. Faz um ano que me mudei para a capital da Bahia, a minha linda Salvador para fazer meu mestrado em Literatura e História pela UFBA. Sou graduada em Licenciatura em História e trabalho como professora desde dos meus 18 anos, lembro como se fosse hoje da minha primeira aula, nossa, foi um tempo muito bom da minha vida. Atualmente moro em um apartamento bem simples e pequeno na Ondina, o qual eu consegue quitar as prestações graças ao meu antigo trabalho em uma faculdade particular. Isso me faz lembrar que estou atualmente desempregada e que as contas já estão se acumulando. Droga! Pulo da cama e vou para o banheiro fazer minha higiene pessoal, vai ser um dia longo.
Me olho no espelho e repito o meu mantra diário.
_ Você é muita linda, seu corpo é lindo e você é capaz do que quiser se confiar em Deus.
Dou os últimos retoques no meu look de desempregada a procura de emprego. Hoje em dia eu realmente me acho uma mulher bonita e forte, mas foi um longo processo até conseguir manter minha alta-estima, pois o tempo todo a sociedade me dizia que eu era um problema, que a minha cor é um problema, quer meu corpo é grande demais para ser considerado bonito. O tempo todo, pessoas como eu convivem com o preconceito que teima em existir na sociedade. Atualmente consegue romper com essas paranoias que me aprisionavam, a cada dia eu venço um pouco mais e um dia espero ser realmente livre.
Passo o dia procurando emprego, estou tão desesperada que estou aceitando qualquer coisa. Estou no centro cercada de diversos prédios empresarias e resolvo entrar em um onde se encontra um pequeno aglomerado de mulheres. Me dirijo até a recepcionista e falo:
_ Olá! Boa tarde!
Ela me olha de cima a baixo com uma cara de nojo e responde:
_ Queridinha se você veio pelo emprego de secretária, é no terceiro piso a direita. Mais já vou logo avisando que não aceitamos qualquer tipo de gente aqui.
Sabe aqueles momentos que você mentaliza diversos tipos de reações quando acontece determinada situação? Pois a primeira coisa que me imaginei fazendo é puxando aqueles cabelos oxigenados daquela esquelética e da-lhe uns bons supapos para ela aprender a respeitar as pessoas. Infelizmente não fazemos tudo o que queremos, por isso dou a volta e sigo rumo ao elevador pedindo a Deus que eu consiga essa vaga.
Entro no elevador e quando a porta está quase se fechando uma mão a impede, logo dois homens entram e se posicionam ao meu lado. É, eu sei, deveria está concentrada para uma entrevista a qual não faço ideia de como será, mas não consigo tira os olhos do homem mais bonito que já vê na vida, e realmente não é um exagero. Ele é alto, considerando que eu tenho 1, 68, ele no minimo tem 1, 90, repleto de músculos escondidos em seu terno que parece valer mais do que eu poderia gastar em um ano, seus olhos são espetacularmente lindos, combinando com o rosto marcante e os cabelos lisos bagunçados que lhe dar um ar sexy pra caralho. Merda, Bete se concentra! Ele está mexendo no celular o que me dar a segurança de não ser pega no flagra. Sorriu dos meus pensamentos bobos, esse homem com certeza deve ter a mulher que quiser aos pés. Somos tão bobas!
Chego ao terceiro piso e me dirijo a uma moça que se encontra na recepção.
_ Oi, boa tarde!
Ela é uma mulher grande, como costumo dizer e incrivelmente linda. Ela me olha sorrindo e pela primeira vez me sinto a vontade nesse lugar.
_ Oi, boa tarde! Em que posso te ajudar?
_ Eu estou aqui por uma vaga de emprego.
Ela da a volta na mesa e chega perto de mim.
_ Isso é ótimo. Pode entra e aguardar na fila que logo o meu chefe ira atende-la. Boa sorte, tomara que você consiga, eu gostei de você.
_ Obrigada! Eu também gostei muito de você.
Entrei em uma pequena sala de espera na qual se encontrava outras dez mulheres lindíssimas e magras. Algumas estão conversando enquanto outras mexem no celular, eu me dirijo para o canto mais discreto da sala e me sento. Me perco no quanto o tempo passou até ouvir a moça simpática me chamando dizendo que agora é a minha vez. Respiro fundo e a sigo. Tenho a impressão que a minha vida nunca mais será a mesma.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Além do [Pre]conceito
RomanceVivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa, na qual as pessoas são constantemente julgadas pela sua cor, pelo seu corpo e pela classe social da qual faz parte. Só quem já sentiu na pele a dor causada pelo preconceito é capaz de me entender...