Sexo, Identidade, Orientação e Gêneros.

81 19 1
                                    

Gênero

Conceito que engloba todas as características básicas que possuem um determinado grupo ou classe de seres ou coisas. Conjunto de seres ou coisas que têm a mesma origem ou que se encontram ligados pela semelhança de suas principais características. Espécie, tipo. Categoria taxonômica de animais ou vegetais que se situa abaixo de família e acima de espécie. Categoria gramatical que classifica nomes e pronomes de uma língua, distinguindo-os, por exemplo, entre masculino, feminino e neutro. Categoria distintiva de composição literária. Natureza do assunto tratado por um artista. A forma que a diferença sexual assume, nas diversas sociedades e culturas, e que determina os papéis e o status atribuídos a homens e mulheres e a identidade sexual das pessoas. Divisão dos discursos conforme os fins a que se propõem e os meios que empregam para tal. Sobrenome com esses significados. O plural de GÊNERO é GÊNEROS.

Identidade

Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa.

Identidade pessoal, consciência que alguém tem de si mesmo.


"Ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar", (Elliot Gould).


Sexo, Identidade, Orientação e Gêneros.

Atualmente fala se muito em representatividade, está em voga e as vezes as definições acabam se perdendo no mar de minorias e definições para as diversas particularidades do ser humano e sociedade. Como estamos falando apenas do universo das letras e minorias Lgbt acredito que seja importante definir aqui nesse livro antes das Oneshots a explicação de alguns desses conceitos.

Existem três definições que ditam todas as separações dentro desse universo cheio de letras e peculiaridades. Essas definições são Sexo Biológico, Orientação Sexual e Identidade de gênero. Em especial essas duas últimas são frequentemente confundidas pelos leigos o que causa muitos transtornos e confusões insalubres. Por isso o que farei aqui será apenas separa-las cada uma com sua definição de modo bem simples e assim ficará mais fácil entender os textos que vem a seguir e com isso espero tornar mais agradável e compreensível as leituras que vem a seguir.

• Sexo Biológico: É como a pessoa nasce é aquilo que é revelado para os pais durante o ultrassom da criança. Ou seja, define que a criança é macho ou fêmea logo ao descobrir qual o tipo de genitália que a pessoa adquiriu durante o processo de formação no útero. Essa é a definição padrão no mundo, para todos animais e os humanos não são diferentes disso.

• Orientação Sexual: a expressão em si já fala muito, mas a sociedade costuma fazer vistas grossas e fingir não entender ao que se refere. Orientação sexual nada mais é do que a preferência sexual de um indivíduo, que pode ser heterossexual caso o indivíduo tenha atração pelo sexo oposto. Homossexual caso o indivíduo se atraia por pessoas do mesmo sexo biológico que ele. Bissexual caso o indivíduo se atraia pelos dois tipos de sexo biológico. Assexuado caso a pessoa não goste ou não queria ou mesmo não sinta atração por atividades sexuais.

• Identidade de Gênero: então identidade a palavra por si já diz é o que a pessoa é, ou seja, é como a pessoa se vê diante do mundo. Tendo isso dito, sabemos que cada um se coloca no mundo e se vê de um jeito. O que acontece com a identidade de gênero é isso. Uma pessoa nasce e se vê de moro diferente do que sua imagem projeta. Um menino nasce e olha para si e vê que algo está errado que na realidade ele deveria ser uma menina. Logo esse menino é uma menina em corpo biológico de menino. E isso é constantemente confundido com orientação sexual homossexual. Mas, nem sempre isso vai ser assim, pois essa pessoa necessariamente pode não ser homossexual. Como assim? Essa pessoa trata-se de um transexual uma pessoa que necessita de uma transição de gênero biológico. É uma menina no corpo de um menino. E o fato de se atrair sexualmente por outro menino está dentro do campo heterossexual se considerarmos desde seu início como uma menina em corpo deslocado.

Essa pessoa está em corpo errado nasceu num corpo X, mas com a mente y e isso causa conflitos em sua identidade e em como a sociedade a trata. Cada um dos três tópicos pode atuar de formas diferentes na vida dessa pessoa. Ele pode ser uma menina num corpo de menino e mesmo assim gostar de meninas.

Aqui entra a confusão da sociedade que julga tudo pelo modo literal. Ué se é um corpo de menino que se atrai por uma menina então essa pessoa está "certa", NÃO, já que para aquela pessoa ela é na realidade uma menina e mesmo se relacionando com outra menina não significa que gostaria de se manter como menino, e sim ser uma menina que se relaciona com outra menina. O corpo para essa pessoa está errado, pois ela não sem enquadra no gênero que ela se identifica.

Então basicamente identidade de gênero não corresponde a orientação sexual ou ao sexo biológico e sim em como a pessoa se identifica. Existem ainda outras tantas definições mas todas elas utilizam desse conceito e cada um se identifica de uma forma portanto basicamente o que se deve entender primeiro é onde a pessoa se identifica.

Abaixo uma figura ilustrativa  do que foi dito:


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Uma dose a mais de CoresOnde histórias criam vida. Descubra agora