Continua as últimas dicas valiosas
Dê alguns intervalos para poder enxergar novas perspectivas. Quanto mais você escreve mais a escrita melhora. Ao voltar para o começo da narrativa, você frequentemente vai ver o que funciona e o que não funciona em sua obra. Deixe de lado um capítulo por uma semana e depois retorne a ele, com novas ideias e um novo olhar.
Se você realmente está empacado, pare de escrever por alguns dias e escute alguma música relaxante para clarear a mente.
Procure por opiniões diferentes. Deixe outras pessoas lerem o manuscrito de seu livro. Elas podem dar valiosas opiniões e talvez até ajudar você a continuar a escrever.
Descarte o que não funciona. Como já era de se esperar, existirão muitas coisas que não irão funcionar no seu livro. Não sinta medo em apagar personagens, tramas paralelas ou qualquer coisa que não esteja se encaixando em seu livro. Da mesma forma, não fique com medo de adicionar novos elementos e personagens que podem preencher vazios e dar significado ao que você está escrevendo. No caso da não ficção, nunca fique com medo de encontrar mais fatos para apoiar suas afirmativas!
Lembre-se de que muitos autores falham em muitos rascunhos antes de encontrar uma ideia original que seja boa o suficiente para utilizar. Veronica Roth, por exemplo, autora da série Divergente, diz em seu blog que levou pelo menos 48 tentativas para encontrar uma ideia para utilizar, e que estava na faculdade!
Escreva o que você sabe. É bom não precisar fazer uma grande investigação antes de escrever, mas ao menos um pouco não irá fazer mal. Além disso, é um bom exercício: Escrever coisas novas pode ajudar a desenterrar uma grande ideia!