Ninguém é feio por não se encaixar em padrões, e se convencer disso não estará fazendo com que você minta pra você, pelo contrário, estará apagando todas as mentiras que disseram sobre você, se convencendo que ser diferente não significa ser desprovido de beleza.
Não digo beleza física apenas, digo da menina que ama reggae frequentando um meio cuja cultura predominante é o samba. Digo do garoto que se identifica com o candomblé, vivendo numa sociedade onde predomina a fé cristã. Digo do garoto que não se vê um garoto, vivendo numa sociedade predominantemente Cis hetero. Digo da menina que sonha em estudar, vivendo numa sociedade cujo destino seria se casar e ter filhos apenas.
O conceito do belo não se resume a um padrão, ele é amplo demais para se adentrar numa normatividade. Ser belo é ser estranho, diferente, único. O belo é se apresentar ao mundo da forma que você realmente é, e provar sua beleza em ser você. O que seria do mundo sem essa multipluralidade?
O ser humano não teria evoluído numa sociedade conservadora, com pensamentos e ações imutáveis, se um estranho não tivesse contrariado tal normatividade.
Não teria evoluído se, por exemplo, uma mulher não tivesse provado que poderia fazer um trabalho designado somente aos homens. Não teria evoluído se um negro não tivesse provado que poderia ocupar um cargo designado somente aos brancos.
Consegue ver beleza em ser diferente?
Talvez isso soe meio rebelde, e se soar, que assim seja. Afinal, quanta rebeldia há em explanar seus pensamentos e ações incomuns numa sociedade com costumes imutáveis. Que sejamos todos rebeldes!
Olhe a rebeldia de um negro ao se consagrar um dos melhores escritores literários em meio a uma sociedade escravagista. A de uma mulher ao sacrificar sua vida ao exigir direitos iguais entre homens e mulheres em uma sociedade patriarcal.
Viva a rebeldia de milhares de homens que sacrificaram suas vidas para salvar outras milhares. Viva a rebeldia de uma mulher ao sacrificar sua vida para salvar várias crianças de um incêndio.
Viva quaisquer rebeldia em prol da evolução, do bem comum e da justiça. Viva a beleza de ser rebelde.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Explicando o inexplicável
PoezieNesse novo livro pretendo tratar de temas que já deveriam ter sido tratados a muito tempo, e hoje serem vistos e aceitos como normais. Acabar com o conceito de certo ou errado, feio ou bonito, e focar no ser humano como alguém sempre em busca da fel...