Como havíamos visto no capítulo anterior, devemos conhecer e dominar o tema que escolhemos, por isso muitos autores cometem alguns erros gravíssimos em relação a trama, criando furos que não podemos ignorar. Nesse capítulo vamos conhecê-los e aprender a evitá-los.
Certamente, você já deve ter visto algum furo de roteiro, podendo ser ele:
Algo impossível
Quando o autor cria algo impossível de acontecer independente do universo, geralmente, acontece quando o escritor cria algo que não domina e dramatiza, como:
A personagem sofrer um acidente simples, mas ter um traumatismo impossível levando em consideração o acidente.
Somente para que as personagens ao redor despertem algum sentimento diante do ocorrido e faça o leitor se emocionar ou alegrar-se dependendo se é um vilão ou um mocinho.
Isso também pode acontecer quando o autor inventa que seu personagem é invencível e/ou consegue fazer coisas impossíveis, é necessário entender que não se pode criar alguém invencível, pois deve existir equilíbrio assim como existem limitações para ações das personagens podendo ser elas emocionais ou físicas.
*OBS: Apesar do que foi dito a cima, há algumas coisas extraordinárias que você pode fazer/criar desde que justifique com clareza como foi possível aquilo acontecer.
Algo inexistente
Esse erro é tão comum quanto qualquer outro e às vezes, passa despercebido pelo próprio autor. Acontece muito quando escreve-se algo antigo e se esquece de pesquisar se os elementos usados no texto realmente existiam naquela época, como: o uso de alguns nomes e sobrenomes, cidades, povos, formas de falar, objetos, costumes, conhecimentos, cultura, leis ou até onde o conhecimento popular ía; então tome cuidado se escrever algo de época, esse erro pode ser considerado uma contradição ou algo impossível.
Se perder
É comum acontecer quando se trabalha com um gênero complexo, como ficção cientifica, ou quando se cria algo muito mirabolante. O autor acaba se perdendo dentro do que criou e cometendo todos erros listados, isso pode acontecer quando uma árvore genealógica é complexa demais, o personagem tem um passado complicado e extenso ou as regras do universo são complexas.
Reviravoltas
Cuidado ao criar reviravoltas, analise o cenário geral e certifique-se que não há uma contradição ou algo impossível acontecendo, perceba também se aquele acontecimento é necessário e como afetará o restante da história.
Tempo
Está aí o mais comum dos erros, quando se escreve ou cita tempo no texto, o leitor prestará atenção nisso, por isso, certifique-se de que não pulou tempo de mais ou de menos, que algo impossível aconteceu ou não se perdeu em algum ponto.
Quando se escreve história de época é muito comum, então pesquise, leia e releia o que escreveu de modo cético e julgue. Errar é humano, mas não se preocupar em consertar é desleixo. Se criou um flashback, alinhe-o ao futuro, faça contas em uma calculadora, mas não crie algo mirabolante para evitar se perder. Quanto a idade, o cuidado também é minucioso, faça as contas das diferenças de idades das personagens, do tempo que passou e todos os dados que você citou.
Regras
Provavelmente, já viu em uma novela. Isso acontece quando o roteiro é grande demais e o autor se perde com outros pontos e esse erro passa despercebido ou ele não conhece o que fala.
É comum quando se trata de algo jurídico ou médico, não importa se sua história é atual ou antiga, estude as circunstâncias do tempo, exemplo: tal personagem foi preso por ter feito aquilo, pesquise se existia/existe uma lei para prendê-lo por aquilo; tal personagem sofreu tal acidente, pesquise para ver quais seriam as consequências de tal acidente, como tratavam aquilo, se já era diagnosticado e como era feito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMO ESCREVER UMA BOA HISTÓRIA
RandomSabendo da dificuldade que muitas pessoas têm para escrever, tanto um livro original quanto uma fanfic, eu decidi reunir todo meu conhecimento na área de redação e língua portuguesa. Nesse volume poderão encontrar várias dicas e truques valiosos em...