Edição e Estruturação

999 107 7
                                    

     Estruturar um texto é de grande importância para garantir sua fluidez, bem como uma boa edição auxilia em um melhor entendimento e aparência profissional. Esses detalhes podem parecer apenas isso: detalhes técnicos, mas são o que demonstram que houve um planejamento, preocupação e comprometimento por parte do autor.

     É inegável que ler um texto bem revisado (ortografia/gramática), bem estruturado (divisão de período e parágrafos) e claro com uma edição de qualidade (seleção e organização) dar prazer de continuar, instiga.

     Não há problema em não saber como fazer, para isso pode pedir ajuda de um editor ou um escritor com mais experiência. E se deseja aprender como fazer sozinho, seguem algumas dicas.

1. Revisão ortográfica

   O processo de correção de um livro é logo e muitas vezes repetitivo, ainda mais se você o posta aqui. Plataformas online estão sujeitas a bugs, quem publica e usa o Wattpad a algum tempo pode já ter percebido como as margens somem e os travessões são trocados por hífens.

   O primeiro passo é revisar a ortografia do livro/fanfic, faça uma leitura calma corrigindo os erros de escrita das palavras. Cuidado com a acentuação, o uso do "ss", "s", " c", "ç", "sc", "r" e "rr" são erros comuns.

     Não custa nada revisar algumas regras básicas, não?

• A letra "m" no fim do verbo indica passado, "ão" é futuro. Ex.: partiram (passado), partirão (futuro).

• Uma letra muda o significado da palavra. Ex.: caçar, cassar, casar, casca.

• "ç" não pode preceder "e" ou "i". Ex.: cabeça, corações, Cabuçu.

     São muitas regras e não há como colocar todas nesse capítulo, mas de incentivo a pesquisar e sempre há o bom aliado do escritor: internet.

2. Revisão gramatical

     Depois de todas as palavras corrigidas, organiza-se a parte gramatical. Mas o que gramática e qual a diferença de ortografia?

     A ortografia é forma como as palavras são escritas e a gramática é a forma como se monta uma frase. As regras de regência, concordância, símbolos gramaticais... É aqui que entram.

     Acredito que essa parte seja realmente difícil, visto que mesmo nativos da língua erram. Quem nunca ficou na dúvida se usa uma crase ou não? Onde colocar uma vírgula?

      Para isso temos a internet. Se seu trabalho vai para uma editora, durante o processo o original vai passar pelo editor que vai fazer todo esse processo, mas causar uma boa impressão com o texto minimamente corrigido é importante até porque não se dá para avaliar uma boa trama com tantos erros.

     Sempre que houverem dúvidas quanto a concordância, regência ou outra regra, coloque toda a frase na internet, com certeza conseguirá sanar chegar a uma resposta.

     É válido lembrar que ofereço essa consultoria gratuitamente, realizando o processo como editor, principalmente, para quem tem interesse de vender o livro (Amazon Kindle por exemplo) ou submeter a uma editora.

3. Estruturação

     É nessa etapa que definimos a margem e dividimos parágrafos grandes em menores, com períodos mais pausados.

     A margem depende de onde se está escrevendo. No Wattpad, há duas mais usadas e limpas, são as de 3 e as de 5. Não entendeu?

     Para criar uma margem aqui, basta usar a tecla space (espaço) no teclado, uma margem menor é de 3 espaços (aperte três vezes e então comece a escrever o parágrafo) e a maior é 5 espaços (aperte cinco vezes e então comece a escrever o parágrafo).

     No caso do Word, que é um programa muito usado e simples de escrever, bata usar a tecla tab e a margem padrão será colocada, todo começo de parágrafo clique. Se estiver usando um aparelho móvel com teclado digital, essa tecla não existe e resta o espaçamento manual. Nesse cado se usa 5 espaços como ensinado no modelo longo do Wattpad.

     Outra dica para essa plataforma online é evitar parágrafos longos, ao fechamento de uma ideia, coloque o ponto parágrafo. O uso da vírgula é essencial para fluidez do texto, divida as orações e elementos deslocados com vírgula.

     No Word, podemos criar parágrafos mais longos em relação ao Wattpad que é informal. Oito linhas no máximo, a não ser que seja uma ideia que não possa ser interrompida.

     Diferente do Word, aqui há uma linha ociosa dividindo os parágrafos porque não não há a opção de espaçamento entrelinhas. No programa da Microsoft, use esse recurso e de preferência selecione 1,5, que é o padrão para originais e textos formais.

4. Edição

     Conhece o trabalho de um continuísta e um montador? Sabia que nem todas as cenas gravadas são usadas em um filme e a ordem da trama muitas vezes não é cronológica? Esse é o trabalho de um continuísta e um montador no cinema, selecionar as cenas que serão usadas e a ordem em que elas ficarão, garantir uma sequência lógica e evitar lapsos no roteiro.

     Bem, o mesmo pode ser aplicado ao processo de edição de um texto. Nem tudo que você escreve vai estar na versão, por uma questão de relevância, muitas dessas não têm um papel significativo na construção da história e precisam ser cortadas para melhorar a fluidez.

     É triste para o autor que dedicou tanto tempo para toda escrita, algumas dessas cenas podem ter até um apego. Por isso, leia e releia todo o livro mais de uma vez e identifique essas partes.

     Ao identificar as melhores cenas, defina a ordem em que a história será contada para só então, cortar o desnecessário.

★★★★★

Bem, o capítulo de hoje é esse. Novas edições são sempre possíveis para aprimorar o conteúdo.

Deixe sua estrela para que outros escritores iniciantes possam ter acesso a essas dicas.

Se você ficou com alguma dúvida ou se gostaria de solicitar um tema para os próximos capítulos mande uma mensagem ou comente.

Estou fazendo revisão de livros, aqui no Wattpad, gratuitamente, se você tiver interesse entre em contato.

COMO ESCREVER UMA BOA HISTÓRIAOnde histórias criam vida. Descubra agora