Cenas

1.5K 145 51
                                    

   Escrever é uma arte complexa e ao mesmo tempo muito simples, tudo isso depende do imaginário do autor e sua segurança ao desenhar aquelas palavras.

   A fórmula secreta vária para cada um, mas há dicas que facilitarão para que você possa dar vida a sua história através de palavras que antes eram soltas.

    Acredito que algo fundamental em todo escritor é o sentimento, a empatia. Se você não sente o que quer passar, então algo não está certo, veja bem.

   Em uma cena de romance, obviamente se quer passar o amor e todo o sentimento envolvido entre as personagens, vamos criar uma cena hipotética agora.

   Era possível sentir o peso do seu olhar, não conseguiria desviar minha atenção daquelas íris negras nem se quisesse, e eu não queria. Kyung Min abria mais um de seus belos sorrisos que carregava todas as belezas do mundo, e continuávamos naquela bolha de encanto em contraste a chuva que cercava a ilha criada pelo guarda-chuva transparente.

   É possível perceber que o eu lírico — narrador — tem sentimentos românticos por Kyung Min, isso fica claro tanto pela maneira como a cena é romantizada quando pela leitura doce.

   Em uma cena de ação, teríamos que inverter o que se foi criado aqui, mas trabalhando com o mesmo esquema: focar no que a personagem está sentindo.

   A paisagem ao meu redor passava em flashes, eu não me permitia visualizar demais, não havia tempo a ser perdido. O cheiro metálico de sangue e pólvora se tornara parte de mim desde que embarquei em toda aquela loucura, já não tinha mais sossego.

    Meu corpo cede, meus olhos oscilam, não sei para onde olhar, sinto minhas forças me deixando e a pele das costas repuxar, grito em agonia com o sangue se derramando sem pressa, quente... Alheio ao desespero que me preenchia: eu fui atingido.

   Perceba que dessa vez a leitura é outra, não usamos a doçura do romance, mas o sofrimento físico e psicológico do eu lírico é colocado em primeiro plano dando luz ao que sentia. Você conseguiu visualizar a cena e sentir?

    Outra ferramenta fundamental para se criar uma cena é visualizar o que se quer fazer. Entenda que é preciso conhecer, a cena de romance que descrevi é algo que já vi milhares de vezes em séries que assisti e transformei em palavras minha sensação como espectador.

    Já ouviu falar que o apaixonado fala muito melhor sobre amor? Pois bem, porque ele sente, como escrever sem estar apaixonado? Vendo, assista séries, filmes, ouça músicas e leia romances.

    Acredito que escrever ação requer adrenalina, uma dica pessoal é de fato entrar na cena. Não digo se envolver em perseguições ou algo perigoso, mas sentir a cena e imaginar estar nela. Uma coisa que me faz viajar e acelera meu coração é o cheiro de sangue, o calor do fogo e até mesmo o cheiro de algo queimado e/ou sujo.

   Elementos de um cenário comum de ação, feche seus olhos e se permutar e imaginar os que ocorre. Veja filmes, séries e leia cenas assim.

    Espero que tenha entendido a essência da escrita: viver o que escreve. Afinal, palavras são só palavras até se dê significado a elas.

COMO ESCREVER UMA BOA HISTÓRIAOnde histórias criam vida. Descubra agora