Chico: O macaco

48 4 3
                                    

A vida não é um conto de fadas. Fato.

Mas isso não significa que eu não possa começar essa história com "Era uma vez..."

Então vamos lá:

Era uma vez um macaquinho. Seu nome era Chico e era bem pequeno. Muito esperto. Vivia pulando de galho em galho, pra lá e pra cá, curtindo a vida.

Seu lugar predileto era, sem dúvida, na casa do SR. Coelho.
No quintal dele tinha um pé de laranja, um de acerola e outro de jabuticaba. Mas o que realmente atraía Chico, era a grande bananeira que ficava logo na entrada da propriedade.

Ele amava aquele lugar e já tinha perdido a conta de quantas vezes fora expulso pelo SR. Coelho, que alegava tamanho prejuízo que Chico lhe causava.

Era sempre assim. Já era rotina.

Certo dia, porém, a rotina se quebrou quando nosso pequeno amigo macaco encontrou-se com Rosalinda. A seu ver, a macaquinha era perfeita, e ele sentia que ela era o amor de sua vida.

Chico e Rosalinda viraram uma bela dupla de amigos, e mais tarde um casal de namorados.

Os animais da vila comentavam sobre a união dos dois. A rata Najura fofocava todos os dias com o tamanduá, Jacó, sobre o ocorrido. Dizia que esse relacionamento duraria uns dois meses e olhe lá! Mas haviam aqueles que torciam por eles, como a romântica incurável, girafa Gigi. Ela suspirava na esperança de encontrar um amor assim como o casal de macaquinhos havia feito.

Eles pareciam estar se dando bem, e não demorou muito para anunciarem o noivado.

A bicharada fez a festa! Até a rata Najura deixou de lado a implicância. E o que surpreendeu a todos foi a preguiça, Jacira, ter confirmado a presença na grande festa.

Eles já haviam marcado o casório quando a tragédia aconteceu.

Aparentemente, havia chegado nas redondezas um novo bicho. O bicho Humano.

Todos estranharam, se perguntavam que criatura era aquela.
Os tais humanos se espalharam e dominaram a vila por completo. Os animais entraram em desespero, e seguiram para diferentes caminhos em busca da sobrevivência.

O ruim é que nosso querido amigo, Chico, não conseguiu ficar para contar sua história.

Ele tentou se salvar, tentou mesmo. Mas esses novos animais, os tais "humanos", atingiram ele com um objeto esquisito.

Fatal.

Chico não resistiu, e Rosalinda até hoje chora pela morte de seu amado. Se pergunta por quê tamanha crueldade dessa nova e horrenda criatura.

Como dito no começo da história, a vida não é um conto de fadas. Mesmo que essa pequena história se pareça... Acabo não tendo um final feliz. Tiveram animais racionais e um ponto de vista novo, mas essa era idéia. Mesmo que maluca. O assunto é sério, muitas pessoas estão matando macacos pelo simples fato de acharem que eles são os culpados pela febre amarela estar sendo espalhada tão rapidamente. Mas deixa eu contar uma coisa: ELES SÃO TÃO VÍTIMAS QUANTO NÓS. Vamos parar com a arrogância e buscar entender dos assuntos antes de tomarmos qualquer decisão precipitada e errada. Esses animais são inocentes. Eles podem até não ser tão racionais como nessa história, o cotidiano deles não é assim, óbvio. Mas eles também são seres vivos, e eles também sofrem.

M.Carolina B.Ribeiro

Uma História Nada Clichê  #Wattys2018Onde histórias criam vida. Descubra agora