Era uma bela tarde de terça-feira e Elizabeth estava a sós na biblioteca pensando de que maneira poderia ajudar sua irmã a esquecer o senhor Bingley.
Desde que ambas haviam conversado, no dia anterior, aquela ideia não saiu mais de sua mente.
Já havia se passado mais de seis meses desde que Charles havia partido do condado e nem mesmo esse tempo havia sido o suficiente para que Jane esquecesse dele. Então Elizabeth sabia que sua tarefa não seria fácil. Mas o que ela poderia fazer? Ela não sabia. Só tinha a certeza que precisava e ajudaria sua irmã.
Sem ter nenhuma ideia até aquele momento, ela soltou um breve suspiro e recostou as costas sobre a poltrona a qual ela estava sentada. Ao olhar em volta, Elizabeth correu os olhos sobre os vários livros que tinha a disposição. Visto que os preparativos para o baile já estavam adiantados, ela pensou que poderia ler um pouco. Quem sabe isso a ajudaria a organizar a mente.
Rapidamente ela foi até uma das estantes e começou a escolher que livro ela leria. Em uma prateleira um pouco mais alta, estava um exemplar do livro Otelo, de Shakespeare. Resolveu que leria esse então equilibrou-se na ponta dos pés para alcançá-lo.
Pode tocar no livro e forçou mais um pouco para poder puxá-lo. Ela estava quase conseguindo, quando vários outros livros vieram junto com o que ela queria e todos caíram sobre a cabeça de Elizabeth. Com o susto ela soltou um pequeno grito e automaticamente levou as mãos até a cabeça para certificar-se de que não havia se machucado. Ao tocar a própria testa, sentiu um pouco de dor, mas como não havia sangue, deixou de lado e preocupou-se em juntar os livros que havia derrubado.
Indignada consigo mesma por ter feito aquilo, ela começou a empilhar os livros em cima de uma das mesas, porém quando pegou um deles na mão, um pequeno envelope caiu de dentro dele, chamando sua atenção.
Elizabeth pegou o pequeno envelope e viu que tratava-se de uma carta para o senhor Darcy assinada por Lady Catherine de Bourg, datada do dia dois de Julho. Cerca de um mês depois que ela e o senhor Darcy haviam tornado oficial o seu noivado.
Focou seu olhar no envelope por alguns segundos e a primeira coisa que passou pela sua cabeça foi abrir para saber o que estava escrito. Mas ao mesmo tempo que ela queria muito ler, sua consciência também lhe dizia que fazer aquilo seria errado. Afinal, aquela correspondência não era dela.
Contudo, depois de pensar por alguns segundos, sua curiosidade acabou vencendo e ela abriu nervosamente o envelope e começou a ler a missiva.
Senhor Darcy!
Ainda não consigo crer na notícia que acabou de me dar! Como você teve a coragem, e principalmente a falta de discernimento, ligando-se a Elizabeth, aquela moça petulante e sem fortuna alguma?
É óbvio que eu notei seu encantamento por ela enquanto ambos estiveram em Rosings, mas eu pensei que você não se deixaria envolver, que no máximo viveria uma aventura temporária com ela.
Me arrependo de não tê-lo alertado antes. Não o fiz pois realmente achei que você fosse mais inteligente e não se comprometeria com uma moça tão inferior a nós.
Não percebe que está manchando o nome e a reputação da nossa família? Estou muito desapontada com o senhor e tenho certeza de que seus pais estão se revirando no túmulo com esse seu comportamento deplorável.
Espero, meu caro sobrinho, que você agora use sua inteligência e desmanche este compromisso enquanto ainda está em tempo.
Se não o fizer, esqueça que sou sua tia!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma Senhora Para Pemberley - Orgulho e Preconceito
Romansa"- Você está diante de uma escolha difícil, Elizabeth. De hoje em diante você terá que se tornar uma estranha para um dos seus pais... Sua mãe nunca mais olhará para você se não se casar com Mr. Collins. E eu nunca mais a verei se você se casar." ...