Ideia 86 [EDUCAÇÃO]: Escola da Vida

82 0 0
                                    

Uma escola para ensinar técnicas e conhecimentos sem intuito profissionalizante, mas para aplicação no dia-a-dia da vida. Alguns cursos sugeridos:

1. Saúde geral: abordará princípios básicos, anatomia, funcionamento dos órgãos, nutrição, doenças e a prevenção necessária.

2. Trabalho doméstico: abordará manuseio de ferramentos, instalação de equipamentos, como lidar com eletricidade, como furar paredes, como instalar botijão, cuidados básicos para evitar incêdios e acidentes no lar, como administrar uma casa, limpeza, desinfectação e rotinas para manter a higiene.

3. Curso especializado em prevenção de doenças: abordará as doenças e a nutrição e os cuidados necessários para evitá-las.

4. Curso especializado em saúde corretiva: noções de farmácia, noções de fitoterápicos, ervas e seus efeitos, dicas de medicamentos que os médicos receitam, orientações, cuidados básicos no manuseio de medicações.

Mil e um cursos podem ser criados não voltados para profissionalização, mas para a vida. Eu não preciso ser médico para entender de saúde. Claro que é preciso ser médico para operar, para receitar um medicamento. Mas ninguém precisa ser médico para se prevenir, ninguém precisa ser médico para compreender os perigos dos medicamentos e o custo-benefício. Os conhecimentos de saúde devem ser para todos, não são exclusivos dos médicos. Deixe para a medicina os assuntos mais de vanguarda, polêmicos e difíceis, ou que exijam muitas técnicas. Uma população que entende pouco de saúde adoece mais, ninguém precisa fazer pesquisas para comprovar essa equação tão racional.

1001 IDÉIASOnde histórias criam vida. Descubra agora