- Vovó...
- Sim minha querida... o que foi? - Claire limpou as cenouras que acabara de colher e as colocou em sua cesta. Levantou a cabeça enquanto limpava as mãos de terra fresca em seu avental e procurava com o olhar pela sua neta.
Ela olhou para Esmeralda, a boneca de sua neta que estava deitada displicentemente em uma moita de camomila. Passou os cachos que se soltaram atrás de sua orelha e respirou mais tranquila ao ver a sua neta de cabelos encaracolados e escuros sentada sobre os calcanhares atrás do carvalho que ficava atrás do banco de sua horta.
- Mandy - ela perguntou enquanto a alcançava com alguns passos. - O que houve meu amor?
- Vovó... ele caiu - Mandy falou mostrando o ninho no chão com dois pequenos ovos intactos e um que estava partido no chão.
- Oh... - Claire segurou o ninho com as mãos e tocou com delicadeza os pequenos ovos. - Hum deve ter caído com o vento da noite passada.
- Faz ele sarar vovó? - Mandy pediu olhando para o ovo quebrado na grama alta. - Vovô sempre fala que você consegue consertar qualquer machucado... por favor, vovó...
Claire olhou para os olhos amendoados e tristes de Mandy e para o beicinho que ela fazia com força para não chorar.
- Ah, meu amor... desculpe, mas a vovó não pode fazer mais nada, olhe ele está quebrado. - Claire parou de falar ao ver que sua neta não conseguiu mais segurar as lágrimas e agora soluçava passando as mãos pelos olhos.
Ela segurou Mandy no colo e começou a dar pequenos tapinhas em suas costas, enquanto passava a outra mão pelos cabelos macios e encaracolados da menina.
- Pronto meu amor... já passou... tudo vai ficar bem e tem mais dois ovos que ficaram inteiros, com sorte a mãe deles vai encontrá-los.
- Vai vovó? - falou Mandy fungando e enxugando o nariz na barra da sua saia.
Claire pegou o lenço que sempre trazia em seu bolso enxugou o rosto e pediu para que Mandy assoasse o nariz também. Olhou para sua neta e tomada por uma inesperada inspiração, enxugou as lágrimas dos olhos de Mandy e tomou uma decisão.
- Vamos querida!
- Aonde vovó?
- Procurar por uma mãe desesperada.
Elas andaram mais alguns metros com Claire segurando o ninho em uma das mãos e a de sua neta com a outra mão.
- Está ouvindo Mandy?
- O que vovó?
- Os gritos vindo perto daquela moita de unha de gato... olhe - um maçarico estava fazendo um alarde gritando e arrastando uma asa que parecia aparentemente quebrada.
- É a mamãe deles vovó?
- Acho que sim minha querida - disse Claire sorrindo para o pássaro que aflito agora gritava mais com a chegada delas. - Vamos deixar o ninho aqui e sentar naquele tronco ali.
As duas sentaram cúmplices em silêncio e observaram a maçarico-mãe encostar cautelosa no ninho e com cuidado sentar-se em cima dos ovos. Depois de alguns minutos, ela se acalmou por saber que os seus filhos estavam novamente em segurança.
Claire sorriu ao perceber que ela e Mandy também respiraram tranquilas.
- Vovó como você sabia que a mãe delas estava por perto?
- Há muito tempo, lá na Escócia o vovô me contou uma história sobre eles.
- Conta pra mim vovó? - Claire sorriu para a sua neta e começou:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos Na Colina Fraser
Cerita PendekContos sobre a rotina de Claire e Jamie Fraser e de sua família na Colina Fraser.