Muitas vezes citado neste livro, Hermes é deus dos rebanhos, das estradas e viagens e também é o deus mensageiro.
Hermes é fruto de um caso de Zeus com uma das plêiades (filhas do titã Atlas), Maia. Quando Hermes era apenas uma criança, sua mãe o escondia dentro de uma caverna, aos cuidados de Hypnos, porém, ao perceber que o guardião havia adormecido, escapou da caverna.
Enquanto vagava pela região, parou e começou a observar Apolo cuidando do seu rebanho, Hermes se encantou pelos animais e decidiu que iria tomar para si. Ao escurecer, a criança escapou novamente e conduziu o rebanho. Esperto, ele conduziu de forma que parecesse que ele havia levado-os para outra direção.
Porém, no caminho foi flagrado por um homem:-Garotinho, aonde você vai com tanta cabeças de gado?
Hermes, percebeu que não haveria nenhuma forma de enganar o homem e o suborna:
-Lhe darei uma cabeça de gado se não abrir a boca para ninguém do que você viu aqui.
-Eu aceito, não contarei a ninguém.
Seguiu caminho novamente, para que não cometesse o mesmo erro a criança se disfarçou de homem. Hermes, sacrificou grande parte do rebanho em homenagem aos deuses, após a oferenda, o deus encontrou um casco de tartaruga, utilizou o casco junto há dois chifres do gado sacrificado, criando um novo instrumento chamado Lira.
Apolo, depois de algum tempo, percebeu que seu rebanho havia sumido e utilizou seus poderes para localizar a pessoa que havia roubado e descobriu que havia sido Hermes, a criança, que já havia voltado à caverna.
Chegando à caverna, Apolo exigiu que Maia acordasse a criança:-Você não tem dó de acordar a criança?
-Não me importa, ele foi a pessoa que roubou meu rebanho.
-Como uma criança pode roubar um rebanho?
Hermes havia acordado no meio da discussão, pegou a Lira e começou a tocar, Apolo se encantou com o som que o objeto fazia e fez uma proposta:
-Garoto, se você me entregar esse objeto eu esquecerei tudo o que você fez.
Hermes entregou a Lira a Apolo e os deuses irmãos fizeram uma grande amizade. Apolo entregou seu caduceu a Hermes e o concedeu dons que o tornaria uma grande divindade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mitologia Grega - A História Completa
FantasyMuito antes de Cristo, haviam civilizações que comandavam o mundo atual, naquela época, uma delas era a civilização grega, os gregos acreditavam que o mundo era governado por deuses.