William Armstrong é um jovem inglês que vive com sua família nas terras do seu senhor feudal na Bretanha medieval, século VIII, no período chamado de baixa idade média. É o segundo filho da casa dos Armstrong, possui quatorze anos de idade e ajuda seu pai no trabalho para sustentar a família, que é pertencente a uma subclasse da pirâmide social, os vilões. O seu suserano, Wesley Anderson, que é o nobre detentor das terras, possui um terreno de cento e cinquenta hectares, que é dividido em: pastos, prados e bosques, sendo usados em comum. A terra arável era divida em duas partes, uma para o senhor e outra para os servos da família Armstrong, que produziam trigo e criavam cavalos em sua parte e uvas e bois na parte do suserano.
Seu pai, Paul Armstrong, já foi um cavaleiro e anteriormente era o dono de parte da terra, pagamento que recebeu pelos serviços prestados ao reino em forma de soldo. Porém, em um período de pragas, não conseguiu salvar nada das plantações e estava em muitas dificuldades financeiras, então se tornou um vilão, ou seja, uma posição próxima a de um servo, mas com mais privilégios e ainda poderia morar nas terras, mesmo que agora fossem submissas ao seu suserano.
Paul saiu do exército depois de um ferimento em combate que lhe deixou permanentemente afetado em sua perna esquerda. Ele treinou seus dois filhos homens na arte das batalhas, Willian e Emilian, seu primogênito. Sua esposa, Sarah é filha de burgueses e aprendeu a tecer e costurar com sua mãe em máquinas de tear.
Emilian Armstrong é um dos cavaleiros do exército Bretão e está em uma campanha para expulsar uma incursão Viking que tenta dominar um dos condados localizados no norte do país, Durham.
Eles moram no sudoeste, no Ducado da Cornuália, uma região de clima ameno, onde atualmente corresponde ao Reino Unido. Tem fronteiras com o norte, ao sul com o e a leste com o condado de , depois do rio Tamar. Lar histórico do povo celta, falam a língua bretã e a do seu homônimo francês, Cornwal.
* Atenção: esta obra retrata a Idade Média como ela realmente aconteceu, sem as belas maquiagens feitas nos filmes. A descrição foi a mais real possível respeitando as características históricas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aprendizes de cavaleiro
AdventureO jovem Willian Armstrong, segundo filho de um ex-cavaleiro real está em treinamento para se tornar um cavaleiro. acidentalmente envolve-se com a princesa Diana, que fugia disfarçada de plebeia pelas ruas da feira. Eles se apaixonam, só que não pode...