Abandone o Passado

905 51 8
                                    


Um dos motivos que nos levam a ser trouxa e manter expectativas é o passado.

Imagine que você acabou de fazer uma dúzia de bolinhos da expectativa, mesmo não tendo ficado com a pessoa ainda ou estando em uma situação de fora. E então surge a brilhante ideia de guardar esses bolos em uma geladeira chamada ESPERANÇA, lá eles ficarão até o futuro (ou o agora), onde você ficará remoendo o desejo e a expectativa sobre a pessoa.

Sobre a menina do começo do livro (vou parar de chamá-la assim, vai ser Dona Chica agora)? Eu fui trouxa por ela e esse capítulo eu dedico a essa garota. Então, eu era louco de paixão por Dona Chica, não parava de pensar nela sendo que nós nunca tínhamos saído juntos. Claro que a gente flertava entre si e marcávamos de sair, mas nunca chegamos a tal ponto.


Agora vamos aos detalhes. Eu depositava muitas expectativas nela, como se ela fosse um futuro perfeito para minha vida e que com ela eu iria achar o amor verdadeiro. Para ser sincero só de olhar para os olhos dela eu já me derretia todo. Aí você entende qual o meu nível de trouxa...

Mas o pior não vai até aí, depois que ela me deu um fora eu simplesmente guardei todos os bolinhos da expectativa dentro da esperança. Lá eu fiquei esperando até o dia em que ela mudasse de ideia. Dentro de mim eu tinha certeza que um dia ela iria voltar a ser a pessoa que era, tendo as mesmas ideias de antes e que ficaria comigo sem pensar duas vezes. Porém, depois de uns baques fui notando que esse dia não chegaria.


Acontece que essas expectativas guardadas ficaram criando outro monstro, um que conhecemos muito bem chamado "E SE?", esse monstro age da seguinte forma:


1- E se eu tivesse ficado com ela?

2- E se tivesse sido diferente?

3- E se fosse eu e não ele?

4- E se eu fosse diferente?


Essas perguntas ficam martelando em nossas cabeças. A partir daí vivemos em uma paranoia onde nos vendamos com uma nova faixa, uma que não é exatamente sobre gostar de alguém, mas se culpar por coisas que não temos realmente como mudar.

Quando eu fui pego por essa venda em meus olhos, só pensava em uma coisa "E se eu fosse mais parecido com meu irmão, será que seria diferente?". Serei franco, sempre me vi rebaixado em comparação ao meu irmão mais velho. Ele é lindo, alto, forte e sarado, além de ser um cara MUITO inteligente. Eu estava cego pela ideia de que se eu fosse como meu irmão, teria alcançado a pessoa que eu queria, mas isso não é verdade.


Se eu fosse meu irmão, não iria ficar com ela, quer adivinhar o motivo? É simples, ela era apaixonada por outro cara e não pelo meu irmão ou por mim. Então, eu não tinha como alterar esse fator, não tinha como ser diferente. Demorei a aceitar isso e quando aceitei joguei todos os bolinhos da expectativa no fogo porque eu não iria comer aquelas coisas horríveis.

Se você está passando por essa fase do "e se?", tenho que te perguntar duas coisas, e fazer uma leve reflexão com você:


1- Você é um babaca?

2- Você é lesado demais?

3- A pessoa pode gostar de outra pessoa e esta não é você.


Sendo sincero com vocês, esses três motivos são motivos simples para dar uma surra nessa questão do "e se?" e acabar com a perturbação do passado em cima de suas costas.

Se você é um babaca ou se você é lesado demais para chegar na pessoa que você gosta, é simples, dá tempo de mudar no presente ou no futuro, mas não no passado. Não dá pra sofrer no passado e se você não quer passar por essas mesmas situações, mude sua postura! É importante falar disso agora, tem muita gente por aí que se culpa pela pessoa que era antes e cai em um círculo de amargura e expectativas guardadas em cima de outras pessoas... Portanto, segure o baque e aprenda com ele!


Já a terceira reflexão sobre a pessoa que você gosta não gostar de você é a melhor coisa para se desapegar ao passado e as expectativas guardadas dentro da esperança. Pense bem no que eu irei dizer agora e reflita de verdade: Sentimentos podem mudar, mas não significa que vão mudar ao seu favor.

Dona Chica poderia ter mudado seus sentimentos em relação ao seu namorado, mas quem diria que ela mudaria em minha direção? Quem diria que ela estaria afim de mim? Não há certezas disso. Então se você pensa que sentimentos podem mudar ao seu favor, saiba de uma coisa: você está se prendendo as esperanças misturadas com expectativas.


Se acostumar com a ideia de que ela é livre para escolher seu caminho e que não é obrigada a corresponder as suas expectativas é uma quebra que deve ocorrer para deixar o passado de lado e esquecer as correntes que te prendem aos sentimentos e expectativas que ainda estão com você.

O passado já era, o futuro tá vindo e não devemos ter tempo para sermos trouxas


Tudo o que eu queria dizer nesse capítulo é basicamente o seguinte: Pare de se culpar pelo passado e pare de guardar as expectativas!

Francamente, não vale a pena guardar bolinhos da expectativa na geladeira da esperança com o objetivo de serem usados mais tarde. Essa prática é doentia e ficar esperando por um amor que você ACHA que daria certo por gostar de alguém sem ver o outro lado não te levaria a nada.

Abandone o passado, você não precisa ficar como eu, que me culpava por ser eu mesmo e depois de um tempo continuei me culpando por não ter dado certo. Não existem culpados nessa história, apenas pessoas que seguiram seus caminhos de formas diferentes.


Mas existe um fato nessa história... Todos fizeram besteira. Eu era trouxa por ela, ela era trouxa pelo outro cara e esse maluco era uma pessoa tóxica.

Sempre que você ficar triste por algo que já aconteceu no passado ou lembrar da pessoa pela qual você sofre/está sendo trouxa siga essa lista:


1- Pare tudo o que está fazendo

2- Dê um tapa na sua cara

3- Lembre-se que já passou, não dá para sofrer novamente o que você já sofreu no ano passado, até porque o ano passado já morreu.


Não dá para voltar no tempo e isso é maravilhoso! Aprender com os erros do passado e saber ir diminuindo a dose de bolinhos da expectativa que você assa por dia até chegar ao zero são o ponto certo para abandonar esses maus hábitos e valores que complicam sua vida.

Viva o agora e ignore o passado, o futuro está vindo e você definitivamente não deve ter expectativas sobre ele com a pessoa que você gosta, afinal, isso só vai aumentar o seu nível de trouxa.

DEIXE AS COISAS ACONTECEREM NATURALMENTE!

Não seja Trouxa - Um guia básico para nunca mais quebrar a caraOnde histórias criam vida. Descubra agora