Hoje, vivemos em um mundo aonde tudo vem e vai fácil, precisamos realmente conversar sobre essa comparação entre fácil e difícil.
Uma vez eu estava saindo para comer pizza com meu amigo Caique e começamos a conversar sobre dinheiro e coisas que queríamos comprar. Conversa vai e conversa vem, meu amigo solta a seguinte frase:
"Tudo que vem fácil, vai fácil. É muito diferente ganhar 100 reais do nada do que trabalhar para conseguir esses 100 reais".
Essa frase mudou muito a minha perspectiva sobre as coisas ao meu redor e me fez pensar sobre pessoas difíceis de lidar...
Vamos do princípio, já parou para pensar que temos a impressão de que existem pessoas difíceis e fáceis? Não vamos entrar no ponto das pessoas que ficam com várias pessoas, o que eu quero te mostrar aqui é até onde você deve evitar (ser) esses dois tipos:
· Pessoas fáceis
Imagine que existe um cara que está afim de você, ele sempre está correndo atrás de você, te envia mensagens e até te marca em memes nas redes sociais. Até aí nenhum problema, até porque ele ainda não forçou a barra (se você não gostar de memes, já sabemos que o problema vem de você).
Esse cara está sendo um tanto quanto trouxa em relação a você, entende o que eu quero dizer? Ele sabe que você talvez não sinta nada por ele, mas ele continua correndo atrás, se tornando uma pessoa fácil e criando expectativas em cima de você!
É ótimo ter alguém atrás de você, isso é um fato, dá até uma aumentada na autoestima, porém, esses casos vão te levar a uma situação complicada. Imagine que ele sempre vai estar aí por você, mas você não gosta dele.
Só que um belo dia bate uma carência em você e você vai atrás do rapaz e esse cara começa a correr atrás de você mais ainda. Você deu as esperanças a ele, agora vai ter que aguentar essa situação. Excitação e carência são duas emoções que juntas ou separadas acabam em situações adversas (às vezes), isso é um fato que vem desde o início dos tempos e temos exemplos de várias personalidades que cometeram erros gigantescos por causa desses dois gêmeos do caos generalizado do mundo.
O que eu quero dizer com essa situação mirabolante? Meu amigo (a), o ponto é que pessoas "fáceis" não são "fáceis" em relação a fica, mas sim na criação de expectativas!
Necessariamente você não deve evitar completamente esse tipo de pessoa, mas você deve EVITAR SER ESSE TIPO DE PESSOA. É isso que eu quero te dizer. Se você fosse esse rapaz, você estaria completamente iludido e isso me lembra de uma vez em que meu primo Yago fez um poema onde dizia:
"Estou aqui para o teu carinho ou para tua ira, não sei se sou romântico ou trouxa".
Então, se você sempre vai estar aí para a ira ou para o amor, você está aí sendo trouxa e esquecendo que você tem seu valor. Não seja um instrumento fácil para acabar com carência de outra pessoa.
Assim você esquece que esses momentos de afeto não são definitivamente verdadeiros. Se você sempre for fácil para a pessoa que você gosta sem ter uma certeza do que ela sente, tenho uma péssima notícia parar te dar:
As expectativas que vem fácil, dificilmente vão fácil
· Pessoas Difíceis
Esse lado da moeda vai se distanciar um pouco mais dos exemplos anteriores, mas ele é um tapa na cara para você que se dá valor demais e se acha melhor que todo mundo.
Não é um problema se dar valor, o problema é se sentir superior a todos ao ponto de ficar sozinho e se distanciar até das pessoas que você mesmo gosta. Acha que isso é impossível?
Um amigo meu antigamente gostava muito de uma garota e ela gostava dele, porém, ele sempre escutava comentários alheios do tipo "ela é feia demais para você" e foi aí que o problema começou. Ele era o tipo de cara malhado que gostava de uma garota gordinha e essa combinação soa meio estranho para a sociedade, não acha?
O problema dessa situação foi escutar os outros e não escutar a si mesmo. Meu amigo começou a se fazer de difícil (até hoje eu não consigo entender como que isso foi acontecer) e acabou sendo trouxa da imagem que ele tinha de si mesmo.
Esse meu amigo acabou se tornando o que eu chamo de "A loucura do valor". Ele se deu tanto valor que perdeu o que ele queria por estar sendo trouxa de si mesmo.
Sim! Existem pessoas que são trouxas de si mesmas, elas vivem em uma confusão interna onde estão tão presos a uma imagem fixa de si que entram em um turbilhão de sentimentos sem sentido e acabam jogando fora as pessoas pelas quais realmente gostam.
É bem simples, você não vira trouxa da pessoa que você gosta, você vira trouxa de SI MESMO e afasta todas as pessoas que você mesmo gosta por causa de uma paranoia constante onde sua cabeça tenta te convencer todos os dias de que é um Deus Grego que merece algo além do que quer.
Então ignore sua cabeça se ela vier com esse tipo de paranoia, se você gosta de alguém, seja sincero com essa pessoa e saiba o que ela sente em relação a você. Não existe nada de errado nisso e você não vira trouxa em seguir esse conselho, é apenas uma forma franca de não virar refém de expectativas não correspondidas.
Você não precisa ser difícil ou fácil, você só precisa saber a verdade sobre a pessoa que você gosta. Assuma os riscos de falar a verdade, o "não" sempre será melhor do que as tentativas que irão acabar te magoando.
Não importa se você se considera uma pessoa difícil ou uma pessoa fácil, de toda forma as pessoas sempre vão se iludir quando o assunto é amor e relacionamentos. E para ser sincero temos que assumir que tudo às vezes é uma merda, que tudo nem sempre vai dar certo e que as coisas da vida costumam ser assim... E isso é maravilhoso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja Trouxa - Um guia básico para nunca mais quebrar a cara
HumorNeste livro, você, caro leitor, encontrará práticas que eu apliquei na minha vida e na de alguns amigos que fizeram as coisas melhorarem para todos nós, mas que não necessariamente, vão mudar a sua. É tentativa de acerto-erro, vai tentar?