Como primeiro tema do ano resolvi escolher um filme que nos transporta literalmente a um mundo de magia e ocultismo, onde a personagem principal é transportada para um mundo místico e desconhecido, habitado por seres estranhos...
Aposto que eu sei exatamente em que estão pensando, mas enganou-se quem pensou em Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas, pois apesar dos dois serem inspiradores desta obra, como também foram as obras M. C. Escher e principalmente "Outside Over There" de Maurice Sendak (o rei da literatura infantil); eu estou falando de um grande clássico, considerado meio trash, perigoso de ser assistido, amaldiçoado até, eu falo do incrível Labirinto – A magia do tempo (Labyrinth, Estados Unidos e Reino Unido – 1986), o último filme produzido por Jim Henson, famoso criador dos Muppets e estrelado por Jennifer Connelly (jovem e linda) e David Bowie (psicodélico como sempre), conta a história da adolescente Sarah (Jennifer Connelly) que é obrigada pelos pais a ficar em casa cuidando do irmão mais novo Toby (o nome do bebê seria Freddie, mas foi alterado para Toby - nome real da criança -, pois apenas assim ele reagia aos chamados) e ela deseja (invocando duendes do mal) se livrar da criança, que não para de chorar de forma alguma. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite, para evitar que ele seja transformado em um duende.
Filme maravilhoso com tudo de legal que havia nos anos 80: sintetizadores, efeitos CGI (simplórios e dos anos 80) e principalmente David Bowie com um penteado (ainda bem que ninguém usa mais) que alguns podem ver em antigas fotos de mães e tias (até tios), ou até mesmo naquele retrato de formatura escondido a sete chaves. Com um enredo cheio de fantasia que encanta adultos e crianças, esse filme CULT até hoje é muito comentado e analisado, envolto em teorias da conspiração, pois alguns dizem que ele é o retrato da tentativa de programação Monarca (técnica de controle da mente por hipnose, neurociência, psicologia e ocultismo que cria escravos mentais) do governo americano. Mas treinamento para escravos ou não, é um filme maravilhoso, com muitos simbolismos, figuras lendárias, desafios de inteligência, figurinos extraordinários, que podem criar diferentes impressões nos espectadores, a única coisa certa é que quem assistir vai viajar e sonhar muito, tanto com as cenas lindas (a cena do baile é de emocionar) do filme, quanto com a trilha sonora (que por si só é um show à parte) composta e interpretada pelo próprio David Bowie. Se ainda não assistiu, está perdendo tempo, um pouco de fantasia não faz mal a ninguém e se já viu, vale assistir para se embalar no romance e na aventura.
Sinopse: "Labirinto – A Magia do Tempo" (Labyrinth, Estados Unidos e Reino Unido – 1986) - A adolescente de 15 anos Sarah (Jennifer Connelly), está em busca de seu irmão Toby, que fora raptado por duendes. Ela terá que enfrentar um terrível rei e suas armadilhas em um complicado labirinto.
Direção: Jim Henson Gênero: Aventura / Fantasia / Musical
Classificação: Livre
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cinema e Cult - Vol. 1
General FictionPara conhecer e compreender melhor o mundo mágico da sétima arte, este livro traz os textos atualizados de todas as edições da Coluna CULTíssimo, criada pela escritora e cineasta Ana Rosenrot e publicados originalmente na Revista Suíça Varal do Bras...