Amazônia em Chamas - O preço do progresso

7 1 0
                                    


Quanto vale o progresso? Qual o preço pago por toda a humanidade pela devastação da Floresta Amazônica, a maior e mais importante floresta do planeta? Nada menos que a vida!

É muito estranho ver que algumas pessoas creem que as questões ambientais não lhes dizem respeito, acham que o planeta sempre será capaz de recuperar-se dos frequentes ataques humanos e que todo o abuso é permitido na busca do luxo e do prazer e uma árvore centenária é mais útil enfeitando uma sala do que protegendo o ecossistema. Além dos quilômetros de mata que são devastados diariamente, a exploração humana, o trabalho semiescravo e a violência andam juntos, piorando a cada dia este triste panorama brasileiro. Infelizmente, as autoridades que deveriam ajudar a proteger esse patrimônio vital da humanidade cruza os braços ou permite que a exploração aumente e ainda rejeitam ajuda de países estrangeiros que se preocupam com este problema.

Sempre houve muita pressão econômica para devastar a floresta para pastagem de gado, ignorando os estudos que comprovam que a colheita de produtos naturais, sustentáveis e renováveis como a borracha da floresta, frutas, castanhas e outros produtos são capazes de gerar receita e renda por um longo período de tempo; mas o desmatamento que deveria ser reduzido continua ocorrendo em ritmo acelerado e vem aumentado ao longo dos anos, apesar da coragem e da luta de homens e mulheres incansáveis que sacrificam suas vidas pelas de todos nós, mantendo vivo o legado do seringueiro e ecologista Chico Mendes, covardemente assassinado em nome da ganância dos poderosos, mas eternamente vivo nos corações daqueles que lutam pelo fim do desmatamento e da exploração.

Para todos aqueles que não conhecem, ou tem poucas informações sobre a situação da Floresta Amazônica e sobre a obra de Chico Mendes em defesa das florestas tropicais, indico esse filme, que apesar de mostrar um ponto de vista estrangeiro – com todo mundo falando inglês e se comportando de forma americanizada –, serve de alerta e fonte de conhecimento, mostrando que apesar de todas as dificuldades, as ameaças, o risco de morte, vale a pena lutar pelo que se acredita e por um mundo melhor, não de forma sonhadora, mas realista e possível como a Reserva Chico Mendes, fruto do sonho, da luta e da alma de um homem que tinha um compromisso com o meio ambiente e com a vida.


Sinopse: "Amazônia em Chamas" (The Burning Season)−E.U.A. 1994− Foi produzido para a T.V. americana com a direção de John Frankenheimer e conta a história de Chico Mendes− lindamente interpretado por Raul Julia em sua penúltima atuação – que desde a infância foi testemunha das atrocidades cometidas contra os seringueiros, explorados por seus patrões. Muito jovem, decidiu dedicar-se a uma luta por justiça e melhores condições para o povo de sua região. Sempre acreditando no poder do diálogo e na não violência, ele discutiu com criadores de gado, passou a liderar um sindicato e criou uma campanha internacional contra a devastação da floresta amazônica. Transformou-se então, em uma figura de importância nacional, um herói para o povo e um perigo para seus inimigos, que o emboscaram e o mataram, esperando assim calar a sua luta.

Direção: John Frankenheimer 

Gênero: Biografia, Drama 

Classificação: 14 anos

Cinema e Cult - Vol. 1Onde histórias criam vida. Descubra agora