Capítulo V

119 1 0
                                    

"'As runas não são signos mágicos, são uma forma de escrita que serve tanto para fins utilitários quanto para intenções mágicas (Boyer, 1997: 223). A magia rúnica era especialmente importante onde cada runa ocupava um efeito especial de feitiço ou mágica. O especialista em runas era chamado de Rúna-meistari. A prática de gravar runas foi um grande privilégio da elite social, os membros da aristocracia (jarls)'. (LANGER, 2005, p. 72).

'Encantamentos rúnicos eram realizados para proteger armas, extinguir fogos e tempestades, curar, cicatrizar feridas, obter o amor da mulher amada e discorrer sobre o futuro: runas da vitória (sigrrúnar), esculpida sobre a espada; runas de cerveja (ölrúnar), para gravar sobre o corno de beber; runas de proteção (bjargrúnar), inscritas sobre a cabeça do assistente para partos; runas de ondas (brimrúnar), inscritas sobre o navio para proteção marinha; runas de ramos (limrúnar), feitas para favorecer curas, cinzeladas na madeira; runas de fala (málrúnar), para conferir eloquência em assembléias; runas de sentido (hugrúnar), para facilitar a compreensão'. (LANGER, 2005. p. 72). pág. 18

As runas também poderiam ser utilizadas para se transmitir informações consideradas secretas

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

As runas também poderiam ser utilizadas para se transmitir informações consideradas secretas. Eram chamadas 'runas suspensas' (tjaldrúnir) e 'runas de ligadura' (kvistrúnir). Podiam ser utilizadas por questões militares, políticas, pessoais, etc. Lembrando, que grande parte da população não sabia ler e nem escrever, logo um pequeno grupo da sociedade escandinava é que possui conhecimento do uso da escrita, e no caso dessas escritas secretas elas iam codificadas.

As runas sofreram variações ao longo da História assim como qualquer língua, logo alguns signos deixaram de ser utilizados, outros ganharam novos significados e outros foram criados. Sendo assim, em dados momentos, algumas runas poderiam significar apenas uma letra ou som, mas outra runa poderia simbolizar uma palavra ou ideia." (VILAR, 2013)

Resuminho básico e chato pra você.

Seguinte. Runas, como você já deve ter entendido, são um conjunto de letras e símbolos criados pelos deuses como forma de passar seus conhecimentos para os humanos, assim como nosso alfabetinho, além de serem indispensáveis em atos de magia, e eram usadas mais pelos vanires do que pelos aesires. As runas eram, normalmente, inscritas em madeira ou pedras, e as mais usuais possuíam significados de personalidade ou virtude.

Agora, as 25 runas mais importantes e mais usadas são:

Agora, as 25 runas mais importantes e mais usadas são:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
𝐌𝐢𝐭𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐍𝐨́𝐫𝐝𝐢𝐜𝐚 - contos e curiosidadesOnde histórias criam vida. Descubra agora