Nome da Obra: Carmen
Categoria: Romance
Autor: Fernanda dos Santos Morais
User do Autor: miyubr
Eu não costumo dizer isso logo de cara, mas a história é uma verdadeira obra de arte. Atualmente com dezoito capítulos + o prólogo, a história está atualmente em andamento; e conquistou meu coração logo nos primeiros capítulos.
Acho importante ressaltar que li até o capítulo XI e que, se lesse mais que isso, provavelmente esta resenha teria spoilers. Acompanhamos a protagonista Carmen em sua vida solitária, e ela mesma não tem vontade nenhuma de mudar seu estilo de vida. Até conhecer o Pedro... Diferente de Carmen, Pedro é o tipo de rapaz que todo mundo conhece e que todas as meninas são encantadas pelo seu charme irresistível.
O motivo pelo qual eu gostei tanto dessa história é porque eu me identifiquei com boa parte dela... Em diversos momentos eu tive a impressão de que a história foi escrita para mim. Por quê? Bem... A começar pela protagonista: assim como Carmen, eu sou o tipo de pessoa que prefere existir sem ser notada, com a minha pouca quantidade de amigos e, principalmente, sem nenhum interesse amoroso por ninguém do meu ambiente de convivência. Como se eu tivesse "construído um muro em torno do meu coração para não deixar ninguém entrar", propriamente dito em um dos capítulos.
E então, Carmen conhece este rapaz encantador que usa e abusa de seu poder de ficar com quantas garotas quiser ao mesmo tempo. E este rapaz se mostra interessado em nossa doce protagonista, assim como ela se vê estranhamente atraída por ele, pensando nele 24 horas por dia e imaginando a próxima vez que eles se encontrariam. "Mas como alguém como ele poderia se interessar por alguém como eu?" ela se perguntava, e pronto!, outro ponto em que eu me identifiquei.
Mas que decadência...
Contudo, não pense que a história me cativou apenas por isso. Cada capítulo foi escrito de maneira poética, onde Carmen compara seus sentimentos aos elementos externos mais mirabolantes possíveis. Por exemplo "sentir que o tempo para ao estar na presença da pessoa amada". Além de que a linguagem culta usada no texto me lembrou de antigas poesias portuguesas, sendo tão semelhante que eu tive que perguntar à autora ela era portuguesa.
E ela é brasileira, uau!
Durante a minha leitura, meus status do Whatsapp foram inundados de citações que me representavam como nenhuma outra história me representou na vida (e outras pelo puro charme de representarem indiretas para o responsável por quebrar meu coração). E nisso eu percebi o quão no fundo do poço eu estava.
Um pequeno alerta a autora: cuidado ao colocar falas indiretas no texto. Por exemplo:
"Seu olhar perdido mirava o céu anil salpicado de estrelas. - Há muito tempo não admiro as estrelas... Você também gosta delas?"
É entendível que é uma fala, mas consegui me confundir em alguns trechos em que não sabia quem estava falando, ou que tive que voltar e ler novamente quando percebi que era uma fala. Neste caso, para ajudar os leitores mais perdidos (como eu), você poderia colocar:
"Deitei-me ao seu lado na grama e respondi: - Sim, também gosto. Às vezes tento contá-las."
E como sempre, não achei erros ortográficos graves. Talvez algum acento ou outro que passou batido, mas nada que uma revisão não resolva!
Leiam Carmen, principalmente se seu coração foi despedaçado e sua vida amorosa está no fundo do poço.
Nota: 10.0
Resenha por adorably-may
26/02/2019
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sei Lá, Resenhas [FECHADO]
Random• FECHADO • Visando ajudar os autores a evoluir sua escrita, o Sei Lá Resenhas trás críticas sinceras, porém construtivas, que podem auxiliar os aspirantes a escritores nessa difícil jornada que é escrever um livro, dizendo tudo o que gostamos e não...