Nome da Obra: Une femme avec une femme
Autor: Helo Turim
User: HeloTurim
Categoria: Conto
Narrado por Carla, conhecemos em Une femme avec une femme sua irmã Sidonie, que era perdidamente apaixonada por Bettine. A história é um conto de apenas um capítulo que vale cada palavra contida nele. Eu tenho total propriedade para dizer que comecei lendo a descrição com a mínima atenção possível, tendo que voltar alguns trechos porque me perdia nos meus próprios pensamentos; mas levou poucos parágrafos para que eu estivesse totalmente focada na história.
Eu estava interesadíssima na história e ansiosa pelo seu desenrolar. Fui bem compensada por isso.
Situado em Paris, no final da década de 20, podemos imaginar que elas mantinham a relação em segredo. Se nos dias atuais há preconceito com casais homossexuais, imagine naquela época! Bem, a história não mostra isso, ela é mais focada em mostrar o amor ardente entre as duas moças.
Em determinado parágrafo, Carla acompanha a irmã e Bettine em uma caminhada pelas ruas de sua cidade, as duas trocam beijinhos discretos e risadas, além de andarem de mãos dadas, e eu senti que ali poderia ter pelo menos algumas palavras do que "a sociedade achava da cena", pois, afinal, são demonstrações públicas de afeto. Mas não o temos. E Sidonie e Bettine também não se importavam muito.
Porém, o real problema aqui não é o que a sociedade acha, e sim o que o pai de Sidonie acha desse relacionamento. Ao descobrir, ele força as duas a se afastarem e tem a audácia de dizer que a situação de Sidonie é loucura. Faz tempo que eu não sinto tanta raiva de um personagem como eu senti do pai da protagonista, e senti a necessidade de expressá-la aqui.
Em minha sincera opinião, a história é maravilhosa e valeu cada palavra de minha leitura. O jeito como a autora constrói cada parágrafo é bastante profissional, tem uma linguagem culta e deixa o leitor a mercê de sua própria imaginação. Mas (atenção, autora!) faltam alguns acentos agúdos em palavras proparoxítonas e o "mal" é trocado por "mau" erroneamente. Eu sei que posso ser a chata da Língua Portuguesa, mas se isso for corrigido agora, você só tem a ganhar com isso em textos futuros.
A verdade é que Une feme avec une femme consegue prender a atenção do leitor em cada parágrafo, com uma triste história de amor que possivelmente conquistará lágrimas aos leitores mais sensíveis. Por ser uma one-shot, sei que a história terá um crescimento lento e talvez até fique estagnada, o que é bem triste para uma obra tão bem escrita, mas não desista autora! Você tem talento! E espero ler outras histórias tão incríveis quanto essa.
Meus sinceros parabéns.
Nota: 9.5
Resenha por: adorably-may
Não se esqueça de votar no capítulo e seguir o resenhista dessa obra!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sei Lá, Resenhas [FECHADO]
De Todo• FECHADO • Visando ajudar os autores a evoluir sua escrita, o Sei Lá Resenhas trás críticas sinceras, porém construtivas, que podem auxiliar os aspirantes a escritores nessa difícil jornada que é escrever um livro, dizendo tudo o que gostamos e não...