Olá meus amados acompanhantes do concurso Curtas. Demoramos mas já fizemos uma das entrevistas. Foi há uma semana atrás mais ou menos, porém queríamos organizar e separar bem "bunitinho" tudo com relação a entrevista.
A entrevista em questão foi com a autora IDA GARCIA, cujo livro foi campeão na categoria FEMININA.Foram separadas 12 perguntas já pré-definidas antes da entrevista em si. A seguir estão listadas estas 12 perguntas com as respostas da nossa estrela ⭐
Primeiramente, parabéns pela belíssima história!
Entrevista respondida por Ida Garcia
1- Quando você descobriu que tinha talento para a escrita?
Ainda não descobri kkkkkk, mas me meto a escrever desde os 17 anos.
2- De onde surgiu a ideia para escrever seu livro vencedor?
Toda história minha tem um pouco de realidade. Eu ouvia e ainda ouço o povo falar muita besteira sobre o tema de fundo de IC, então quis mostrar que as vezes é inevitável. E sim, foi levemente baseado em uma história real.
3- Encontrou alguma dificuldade no decorrer da escrita ou da postagem? Qual?
Essa história foi escrita em dupla. Como não sei escrever hot, essa parte ficou toda com a co-autora e ela tentou por diversas vezes me persuadir a mudar o final. Até que a convenci ser o melhor.
4- E incentivo? Teve ajuda de alguém?
Só mesmo da Dalla Mendes a co-autora.
5- O que te inspira na hora de escrever?
Música.
6- Sua obra tem ou vai ter uma continuação?
A co-autora fez uma história totalmente independente de um dos personagens de IC, como spin off. Mas continuação não terá.
7- Quem é seu personagem preferido do livro vencedor e por quê?
Luna Taranto. Porquê ela é livre. Era só uma jovem adulta querendo viver um amor. Não se apega a romance forçado e nem esperava o príncipe encantado.
8- Qual era a mensagem que você queria passar com essa história?
Que a omissão, a mentira, a presunção, o fato de ouvir só um lado da história, pode causar danos e impactos colaterais.
9- Você gostaria de mudar algo na obra? O quê?
Sim. E já estou fazendo o excesso de palavrões. Não irei tirar todo porque a intenção é mostrar como o protagonista ficou mal educado por não ter alguém que o criasse
10- Quem são seus autores preferidos?
Luís Fernando Veríssimo e o Augusto Cury.
11- Cite um trecho de um livro que você goste.
"Uma mente saudável deveria ser uma fábrica de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido"
Livro nunca desista dos seus sonhos de Augusto Cury.
12- Deixe uma mensagem para quem está começando a escrever agora.
Divirtam-se! Antes de fazer para os outros, façam pelo auto prazer.
Criamos estas 12 questões acima para nós e vocês conhecerem melhor o autor entrevistado.
Agora listaremos algumas perguntas retiradas da entrevista oficial com perguntas livres.Foi criado um grupo no WhatsApp com a entrevistada, e alguns dos componentes de nossa equipe que estavam disponíveis na data e horário marcados.
Perguntas Selecionadas
cdssantos: Vou começar com uma q todo mundo sempre faz,o famoso clichê: O que te levou a começar a escrever?
idagarcia1981: Insônia. Passava as madrugadas com folhas e canetas.Anônimo: Uma bela resposta 😅
cdssantos: Das histórias que vc tem postada na plataforma, qual que é a mais especial e porque?
idagarcia1981: O conto. Porquê é um retrato humano em erros sociais.Anônimo: Me deu vontade de reler o livro agora, porém com mais atenção.
TamTeleginski: Que temas você acha que valem a pena serem abordados em um livro? Seja ele curto ou não.
idagarcia1981: Vou puxar minha sardinha. Gosto de histórias baseadas no real. Sem personagens vazios, politicamente correto, enfim que não existe.Anônimo: É isso aí guria...
TamTeleginski: Você acha que deve haver limite na liberdade criativa? Por exemplo um livro que tem temática como a violência, até onde você acha que um assunto assim deve ser abordado?
idagarcia1981: Suas perguntas são ótimas. O livro Impacto Colateral tem um tema muito polêmico. Algumas pessoas torcem o nariz. Pois, preferem fingir que não existe.A geração y quer se fechar em uma bolha de mentira e consumir histórias enlatadas americanas.
A violência existe e não só no Brasil. Não dá para escrever só histórias contemporâneas, no qual a pessoa acorda e vai encontrar o grande amor no Starbucks.
A pessoa pode escrever isso, mas não pode fingir que a violência e outra temas polêmicos não existem.
Claro que não concordo com quem romantiza esse tipo de assunto.
Anônimo: Poderosa ela ein. Bela resposta amiga.
DanielaCastroDaniAbe: Tem algum gênero que vc não lê de jeito nenhum? Se sim qual o motivo?
idagarcia1981: Por gosto, não leio fanfic, mas uma amiga do projeto está fazendo eu gostar de uma.Anônimo: Eu não leio histórias de anões.
DanielaCastroDaniAbe: Vc escreve só com a imaginação ou usa a pesquisa?
idagarcia1981: Pesquisa e imaginação. Mas a minha maior fonte é o que observo a minha volta. Todas as histórias que escrevi são baseadas em fatos reais.Eu pego um fato real e crio uma história paralela em cima.
Anônimo: Excelente.
ItalopeX: Em relação ao concurso, diga um ponto negativo e um positivo nosso? Sua opinião, pode ser sincera.
idagarcia1981: Bom vou ser muito sincera. Eu não tenho nem um ponto negativo. Queria muito dizer a Jessica que quase me emocionei com a resenha na qual me mandou e que quero meu selo que ainda não recebi kkkkkkkVcs estão de parabéns. A resenha da outra menina que avaliou o conto, tbm estava maravilhosa.
De vdd obrigada as duas e ao projeto.
E sobre o ponto muito positivo foram as resenhas explicando nota e destacando trechos da história. Foi o máximo.Anônimo: Esse é o ponto.
Finalizando então,
este foi um retrato
de como fizemos
A entrevista de
Ida Garcia.
A conversa foi
longa, durou duas
horas inteirinhas.
Mas no final ficamos
todos felizes.Obrigado 🌷 Ida Garcia🌷
VOCÊ ESTÁ LENDO
Concurso - Histórias Curtas&Boas 2°GERAÇÃO
AventuraOlá queridos e amados escritores. Iniciamos agora a segunda geração do concurso Curtas&Boas. O Curtas tem por objetivo avaliar e incentivar escritores a continuar sua arte, a melhorar seus trabalhos cada vez mais. Fundado no dia 04 de Junho de 2018...