O que é a Depressão?
" Na minha perspetiva e experiencia é uma doença que nos deixa com o lados das emoções desequilibrados. Sente-se um constante sentimento de tristeza. Pode perdurar, horas, dias, semanas, meses ou anos. Não temos qualquer controlo e não conseguimos sair desta emoção que nos desgasta mentalmente. Tendo pensamentos negativos, tais como: desvalorização de si mesma, pouca vontade de fazer o que seja, sentimento de culpa por existirmos, e o pior de todos, vontade de suicidar, e entre outros
Outro problema que persegue a depressão, é a constante ansiedade. Deixa-nos muitas vezes sem chão e afogamo-nos no constante stress sem ver a luz no fim do túnel.
Depressão pode aparecer por algum factor ou está com a pessoa desde que nasceu. Pode não se demonstrar logo por estar "adormecida", mas está lá à espera de um momento que faça acordá-la.
No meu caso, ela estava sempre comigo, por isso a chamam de crónica. Ela acordou por vários motivos e não foi tratada. No começo eu nem sabia que a tinha, mas só que nem queria levantar-me da cama então para não ficar presa nesta, eu sonhava. Vivia dentro dos meus sonhos e tentava ignorar o que se passava à minha volta. Sonhar era um escape, depois ler tornou-se num segundo escape, mas a depressão estava sempre comigo mesmo eu não saber que a tinha.
Tive várias fases de depressão ao longo da minha vida:
· Em criança ( muito fácil de esconder);
· Na adolescência ( já não foi tão fácil esconder);
· No pré-adulto( Não escondi);
· E agora em adulta ( Tento esconder).
Agora como eu consigo viver com isto todos os dias? Luto. Todos os dias levanto-me e luto para não cometer ou pensar em suicídio. Tem dias que é mais fácil e tem outros que são mais difíceis, mas continuo aqui, a viver um dia de cada vez.
Lívia Paixão
"A Depressão é um transtorno emocional/psicológico caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda. A tristeza é normal, todos nós nos sentimos tristes em algum momento, mas quando não conseguimos gerir as emoções, a nossa paz interior é afectada e perdemos a energia que nos move para viver uma vida feliz.
A palavra Depressão deriva do latim deprimere, que significa "prensar, esmagar, afundar". O sentimento mais comum de uma pessoa deprimida é a angústia e o aperto sentido quando pensamos ou estamos em situações de vida que nos perturbam e entristecem.
A Depressão, quando não tratada, pode tornar-se numa espiral de angústia tão grave, que a morte pode parecer a única saída. "
De: Clinica da Mente
VOCÊ ESTÁ LENDO
Desabafos de uma depressiva
RandomAo longo do ano de 2018 até ao presente, tem sido uma luta constante contra a minha depressão crónica. Neste livro irei descrever os meus sentimentos, sensações e momentos que me afectaram psicologicamente. Irei escrever em texto narrativo na prime...