Assim que os dois chegaram à cozinha, Ahava fez questão de parar tudo que estava fazendo para brigar com a garota, explicando o que todos passaram, pensando que ela tivesse indo embora.
- Mas como eu teria ido embora? – perguntou Harriet várias vezes – Se eu saísse do castelo, os guardas me veriam. Eu sequer consigo achar a saída e não conheço nada fora do castelo.
- Não vamos mais pensar mais nisso, certo? – pediu Caspian, bebendo seu suco. Não queria lembrar o que sentira naquela amanhã, sequer conseguia nomear aquela sensação – Assim que terminarmos de comer, vou levá-la à biblioteca. Gosta de ler?
Os dois começaram uma conversa animada enquanto esvaziavam seus pratos. Harriet contava a Caspian sobre suas histórias preferidas de seu mundo e ele ria.
- Mas isso não faz sentido! – exclamou ele pela milésima vez. Já estavam na biblioteca há um bom tempo e a garota narrava para ele alguns contos de fadas – Se o lobo comeu a avó dessa Chapeuzinho, como a tiraram viva da barriga do animal?
- É um conto de fadas, Caspian! – insistia ela, que chegava a rir mais que o próprio rei – É para crianças, não precisa fazer sentido!
- E as crianças acreditam?! – disse ele indignado – Essa é pior que a tal Branca de Gelo!
- Branca de Neve! – corrigiu Harriet – E você não pode dizer nada, seu mundo é um conto de fadas!
- Mas nós temos provas para acreditar! E você, que provas têm para acreditar nesses feijões mágicos? – provocou ele. A garota bateu o livro que segurava com força na mesa.
- Certo! Certo! Você venceu! – resmungou ela, levantando os braços. Era raro, mas seus argumentos um dia também acabavam.
Enquanto os dois riam mais, as portas da biblioteca foram abertas de supetão por dois homens, fazendo com que Caspian e Harriet se assustassem. O ar que os dois trouxeram ao entrar no cômodo era pesado, sombrio. Não fora necessário falar ou ver suas expressões sérias e preocupadas para que os largos sorrisos desaparecessem.
- Majestade! – ofegou um dos homens. Parecia que eles tinham corrido muito até encontrar o rei – Gigantes do norte.
- O que tem os gigantes do norte? – perguntou Caspian sério, marchando até os homens. Harriet, sem conseguir controlar sua curiosidade, o acompanhou, mas tendo o bom senso de ficar alguns passos atrás.
- Eles estão se preparando para atacar Nárnia, majestade – informou o segundo homem, que Harriet reconheceu com o irmão mais velho de Ahava.
- Como? – sussurrou Harriet sem querer. Ao ver que Caspian mal se mexera, tornou a perguntar, agora com a voz mais alta – Onde?
- Não muito longe daqui, minha jovem – explicou o homem – Mas eles não estão sozinhos, há um grupo considerável de humanos com eles.
- Carlomanos? – continuou a garota, esperando alguma reação do homem ao seu lado.
- Não sabemos, o importante é que estão se preparando para nos atacar.
No mesmo instante, Caspian pareceu despertar, marchando até a porta.
- Juntem quantos soldados conseguirem e junte-os na entrada do castelo – ordenou o rei, depois se virou para Harriet, sem se dar o trabalho de alterar o tom de sua voz – Fique aqui se quiser ou volte para seu quarto. Somente hoje peço que fique no castelo.
Os três homens saíram apressados pela porta, deixando Harriet sozinha, que tentava assimilar todas as novas informações. Ela não saberia dizer quanto tempo ficara parada até entender: ocorreria uma batalha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Caverna
AdventureO início do reinado do Rei Caspian X fora tranquilo, alguns problemas aqui, desavenças ali, mas nada abalou o reino do que a chegada de uma Filha de Eva.