É engraçado o modo como a mente humana funciona. Lembramos de coisas que deveríamos esquecer e esquecemos as coisas que deveríamos lembrar. É interessante também como um único acontecimento ruim consegue ter mais espaço em nossa memória do que muitos acontecimentos bons. Quem já leu Lamentações de Jeremias ou ouviu Diante do Trono, ou então no caso de Sam que além dessas duas coisas ainda foi aconselhada por sua amiga, sabe o que deve fazer quando as coisas não estão bem: trazer à memória aquilo que pode trazer esperança.
Olhar para o passado é imprescindível, afinal a soma do nosso passado resulta no nosso futuro. Mas quando se olha para trás em busca do que traga esperança, também se encontra muitas outras coisas.Mesmo correndo o risco de reviver as decepções, Sam decidiu então requerer junto ao governo o download dos dados de sua vida.
-Eu vim requerer meu arquivo confidencial, com você mesmo que eu falo? - perguntou Sam ao robô que recepcionava o público.
-Sim, a senhora vai preencher esse formulário que estou enviando ao tablet do seu pulso.
-Aqui diz que posso pegar as memórias desde meu nascimento, como é possível se o governo só lançou esse programa de arquivo das memórias em 2025?
-O programa foi anunciado em 2025, mas as memórias tem sido coletadas desde os primórdios da internet. Toda vez que a senhora usou um celular ou um computador, ou até mesmo ligou a tv, o governo estava lá registrando o momento.
-Égua, não acredito. A tecnologia é avançada mesmo hein senhor Zuckemberg.
-Como?
-Desculpe, apenas pensei alto. Mas estou perplexa. Bom, então vou querer os acontecimentos a partir de 2019 que foi o ano em que me casei e também o ano em que a Presbyterian Church celebrou seus 160 anos - Sam esteva tão ansiosa para rever o aniversário de sua igreja quanto estava para rever sua própria vida.
—A senhora não precisa me falar, é só preencher o formulário. Na verdade, a senhora nem precisava ter vindo aqui, poderia ter feito isso em casa mesmo. Estamos em 2030 rs- disse o robô em tom de deboche.
Sam ficou ofendida mas teve medo de reclamar, pois reclamando do robô estaria reclamando do governo e isso era muito arriscado então preferiu apenas sair do prédio batendo a poeira de suas sandálias em sinal de repúdio.
-Enquanto estamos em 2030 aquela mulher ainda está em 2000 - o robô disse a outro rindo de Sam, que nem ouviu o comentário maldoso pois já estava do lado de fora.Assim que terminou de preencher o formulário o download foi liberado e logo o aplicativo iniciou com a voz de um antigo apresentador de tv dizendo "Você está no arquivo confidencial!" Sam se assustou pois por um momento pensou que estava ao vivo em um programa de tv em rede nacional, mas quando percebeu que era apenas um aplicativo se acalmou. A primeira coisa que acessou ainda na rua foi o dia em que foram celebrados os 160 anos de sua igreja.
- Felizmente uma presbyterian - ela dizia silenciosamente.Após chegar em casa e, como de costume, ler um capítulo das Institutas da Religião Cristã para o pequeno João Calvino antes de dormir, Sam foi para seu quarto e mais uma vez pensou se estava pronta para acessar seu arquivo confidencial. Sentada à beira de sua cama, pegou em suas mãos o porta retrato que ficava sobre o criado mudo com uma foto do dia de seu casamento. Ela olhou para aquela foto, a abraçou por alguns segundos e decidiu ligar para o Matt. Ao ver a foto, por um momento, Sam teve a esperança de que ela e Matt conseguiriam conversar como se nunca tivessem se distanciado um do outro.
Sam segurou em seu pulso para ligar para Matt usando seu tablet e pensou "O que direi quando ele me atender? O chamarei de meu amado mais belo entre milhares e milhares? Ou então de dono de todas as minhas afeições? Ou direi boa noite meu Boaz?" - a jovem apaixonada continuava viva dentro de Sam.
-Alô Sam - Matt atendeu.
-Matt, meu amad...
-Eu não posso falar agora - ele a interrompeu antes que ela pudesse terminar de dizer a palavra "amado" - eu estou na casa da... hum... na casa de uns irmãos. É uma reunião de oração silenciosa, vim com meus pais.
-No boletim semanal da igreja não tinha aviso sobre reunião em alguma casa. Estão na casa de quem?
-Ah, depois nos falamos. Eu preciso fazer silêncio aqui. Desculpe.
-Bem, fico feliz que você tenha tido ânimo pra sair de casa.
-Sim, eu decidi vir. Sam depois nos falamos. Diga ao João Calvino que o amo com amor ágape - e desligou.Sam ficou pensativa. Estava realmente feliz porque desde que Matt havia ido pra casa dos pais só saía do quarto para ir a terapia, então ele ter ido a uma reunião de oração silenciosa realmente alegrou o coração de Sam. Mas também ficou triste pois esperava que depois de dias praticamente trancado no quarto, quando finalmente quisesse sair seria para ir vê-la. Porém Sam ficou ainda mais triste quando refletiu por um momento e pensou que talvez Matt tivesse mentido sobre estar numa reunião de oração silenciosa.
- Ele sabe quem é o pai da mentira. Não é possível que ele estivesse a mentir. Bem, amanhã falarei com ele. - Sam continuou olhando para a tela de teu tablet e decidiu acessar seu arquivo confidencial. Após se assustar outra vez com a voz dizendo "Você está no arquivo confidencial" Sam selecionou uma data que certamente lhe trará boas lembranças. Novembro de 2019, logo após seu casamento, quando ela e Matt embarcaram para a Alemanha, não apenas numa lua de mel, mas numa viagem para conhecer os lugares que foram importantes para a Reforma Protestante.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The Presbyterians - Volume II
RomanceComo estarão Sam e Matt dez anos após o casamento? Muita coisa aconteceu desde que precisaram sair da Tailândia. Agora em território mineiro, trocar o açaí com carne seca por pão de queijo é o menor dos desafios. Diante das dificuldades da vida, Sam...