Carta 9: Dúvidas

14 2 1
                                    

Será que existe vida após a morte?

Será que existe reencarnação?

Será que existe realmente céu e inferno?

Esses e outros "serás" rondaram minha mente enquanto via todos chorando, uns realmente sentindo saudades e outros por remorso pelo fato de nunca terem sido presentes ou dado a devida atenção mas naquele momento não importava mais.

Porque já era tarde demais para se importar.
Tarde demais para querer mudar o passado.
Tarde mais para falar o que nunca foi dito.

E o caixão foi colocado na gaveta que não consigo lembrar mais do nome. Uns soluçavam da força que o desespero trás e eu senti como se precisasse preencher aquele silêncio que ficava no intervalo entre cada soluço.

— Certa vez um escritor através de um personagem falou: O enterro não é para o falecido e sim para os vivos, pois a pessoa que morreu já terminou sua jornada e a jornada dos que ficaram precisam continuar.

— Comovente. — Escutei uma vizinha falar e muitos concordaram.

— Ela foi uma grande mulher. — Alguém falou e me mantive calada pois este era um fato que já sabia desde cedo.

Naquele momento músicas religiosas começaram a tocar e nunca uma música fez tanto sentido.

"Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas"..

A gaveta é fechada e lá estava escrito:

Uma mulher, filha, mãe, avó e bisavó que deixara saudades.

Respirei fundo e sai de perto de todos mas antes de atravessar o portão do cemitério senti uma brisa leve passar por mim. E é difícil saber, se isso era apena só vento começando a se rebelar ou se você estava ali, mesmo sem estar.

Eu sempre soube que um dia todos nós iríamos morrer. Mas... Acho que era mais fácil quando pensava que ainda faria parte desse mundo como uma estrelinha, entretanto eu já cresci e sei que isso é só para confortar as crianças. Portanto, talvez possa ser verdade que a senhora se tornou um anjo e que sempre vai estar do nosso lado. Porque é fato que a aparência física, o corpo uma hora ou outra vai acabar, porque não foi feito para ser eterno, por isso estou me agarrando as lembranças, os sentimentos — porque eles são de fato eternos, no coração e nos pensamentos de quem ficou.

****************
Obrigada por me dar uma ajuda imensa nesta carta DehCampos.

Cartas para vocêOnde histórias criam vida. Descubra agora