Para explicar o gatilho da prova social, vou citar um exemplo, até bem conhecido, mas que eu acredito que seja o mais simples para você enxergar como esse gatilho é importante.
Imagine que você está na rua, e a hora do almoço se aproxima, você logo começa a procurar um restaurante para almoçar.
Alguns minutos depois, você se depara com dois restaurantes, um de frente para o outro. Um está totalmente lotado e com uma enorme fila do lado de fora, e o outro vazio. Qual você escolhe?
Imagino que sua resposta seja: "vou escolher o que está cheio, claro".
Não só você, mas a maioria das pessoas, vai escolher o que está cheio. Porque é natural pensarmos que se está cheio é porque ele deve ser muito bom, e se ou outro em frente, está vazio é porque tem algum ruim, seja a comida, o preço, o atendimento.
É natural do ser humano acompanhar a maioria. Quanto maior o número de pessoas opta por uma opção, maior a chance de sermos influenciados a tomar a mesma atitude.
E o que isso tem a ver com técnica de persuasão?Você deve mostrar ao seu público o número de pessoas que te segue, o número de pessoas que já baixaram seus conteúdos, o número de acessos que seu blog já teve, depoimentos de pessoas elogiando você ou o seu produto e por aí vai.
O seu público quando ver esses números vai pensar: "ele deve ser bom mesmo, porque olha a quantidade de seguidores e acessos ele já teve".
Isso vai mostrar que você é bom naquilo que faz. Quanto maior o número, melhor. Mas lembre-se, nunca invente números, mostre sempre o real.
Se você ainda não tem muitos seguidores ou acessos, espere o momento certo até que você tenha um número significativo para mostrar para as pessoas.