PRÓLOGO

1.9K 111 3
                                    

TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE (TDI)

O  Q U E  É ?

É caracterizado pela presença de dois ou mais estados de personalidade distintos. Pode-se definir esse transtorno como uma condição psicológica severa em que aspectos importantes como memórias, comportamentos, sentimentos e a própria identidade são afetados. O TDI se configura como um processo mental dissociativo responsável pela falta de conexão ao que a pessoa traz em sua personalidade ‘real’.

O  Q U E  C A U S A ?

O Transtorno Dissociativo de Identidade, chamado antigamente de dupla personalidade, geralmente é causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância. Em muitos casos, esses eventos traumáticos são frutos de abusos sexuais, físicos ou psíquicos. Ao passar por essas situações, as crianças começam a desenvolver outras personalidades com o intuito de se defender dessa exposição prejudicial. Esses personagens atuam como objetos de autodefesa para suportar momentos de dor e angústia.

C O N F L I T O  I N T E R N O

A medicina já identificou casos em que uma personalidade toma conhecimento de outra que ‘coabita’ a mesma pessoa. Segundo o psiquiatra Erlei Sassi Júnior (do Ambulatório Integrado de Transtornos de Personalidade e Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo), essas variações agem como “vizinhos morando no mesmo condomínio”. O especialista ressalta que algumas personalidades “podem não gostar dos outros e formar gangues entre si”, preservando as características de cada uma.

S I N T O M A S

Automutilação, comportamento autodestrutivo ou impulsividade. Ansiedade, despersonalização ou mudanças de humor. Consciência alterada, depressão ou flashback. Também é comum: amnésia ou perda de consciência (é comum as pessoas que sofrem com TDI não se lembrarem de suas ações enquanto outra personalidade estiver no controle).

________________________________________


https://neurosaber-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/neurosaber.com.br/o-que-e-transtorno-dissociativo-de-identidade-tdi/amp/?amp_js_v=a2&amp_gsa=1&usqp=mq331AQCKAE%3D#aoh=15764624592709&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fneurosaber.com.br%2Fo-que-e-transtorno-dissociativo-de-identidade-tdi%2F

FRAGMENTADO ² [ᴄᴏᴍᴘʟᴇᴛᴏ]Onde histórias criam vida. Descubra agora