Uma, nova fixação da ciência comportamental é o modo como nomeamos as coisas. Por que demos o nome de "mesa" a mesa, e não "viugue"? Será que existe uma razão para isso?
Para os nerds tudo tem uma razão. Um dos exemplos disse é "noite" e "oito", na maioria dos idiomas europeus essas palavras são muito parecidas, como: eight e night; ocho e noche; huit e nuit; notte e otto; nachat e acht. Qualquer pessoa que não acredite no sobrenatural dirá ser apenas uma coincidência oriunda da grande miscigenação linguística européia e da migração ariana, latina e ibérica.
Entretanto nós, os certos, sabemos ter origem nos oito cavaleiros da noite, um grupo de vampiros qual na época onde ainda se permitia as Festas Do Dia da Súplica invadiam casas, devoravam as famílias e escrevia um oito com o sangue das vítimas na porta... Isso tudo durante a noite.
O quê se tem avançado nisso é a possibilidade cujo os fônemas são usados afim
de representar não apenas um som, mas algo no inconciente coletivo. Fazendo o nome de algo ser associado a impulsos irracionais a fazer uma "impressão social" de algo meramente pelo som.Se isso fosse verdade o nome de alguém afetaria a imagem social desse alguém - todos os Afonsos são feios e todas as Adrianas são violentas. Por sua vez essa afetaria a personalidade daquela. Fazendo algumas pessoas sentirem-se vistas de um modo muito diferente do que realmente são.
Por isso escolher bem o nome de alguém tem se tornado uma grande preocupação dos novos pais e países. Em diversos deles, como na Argentina, existe uma lista pré-definida de nomes. E futuramente com a besteira dos transexuais o discurso pode conduzir a leis que proibam nomes definidores de gênero e obriguem os país a dar apenas nomes unissex. Na prática todas as Biancas e Gabrieus se tornaram Jací ou Alisson.
Como isso é relevante? Um bom nome vampirico deve por medo, mistério, força... Nada de Stefans e Isabellas. Mas Vladmires e Lilians. Afinal quem quer ser eternamente Vampira Chica?
Foi em abril de 1969 que eu escolhi o meu nome, não só o nome da mulher, mais, nome da chefe do crime organizado, vampira e Dona.
Havia chegado em São Paulo e tinha uma lista de afazeres: alugar uma casa e mobilhar com o básico, documentos falsos para mim e Regina, registrar o carro Ford Tudor 1950 azul petróleo e tomar um banho.
O último foi fácil de resolver, fui a um desses banheiros públicos, tomei banho e limpei Regina. Os próximos passos seriam mais difíceis, mas podia começar comprando um jornal.
Naquela época os jornais eram usados para fazer propagandas, apesar dos heróicos guereiros os jornais ainda não tinham sofrido grandes censuras, elas se tornariam mais comum após o AI-5, no mesmo ano. Então ainda haviam alguns jornais que lançavam notícias contra o regime, eu escolhi o que só fazia elogios óbvio.
Nos classificados haviam diversas propostas subentendidas, como:
Casa de massagens para homens e mulheres. Todas as massagistas são cariocas de até 25 anos.
Vendo instrumentos musicais. Órgãos sob encomenda, todos os tipos e preços, qualidade garantida.
Não se preocupe com encomendas na América do Sul, não contrate mulas, aqui na GuiExpress somos rápidos como cavalos.
E eu mesma certa vez coloquei:
Busco faz-tudo para matadouro com estômago forte e discrição.
Enfim, encontro o que precisava:
Advogado Ernesto Ribeiro, facilito retirada de documentos, burocrácias e registros legais.
Fui então ao escritório do Dr. Ernesto, uma secretária me perguntou qual era o tema, eu mostrei o jornal - acabei de chegar na cidade, preciso de alguém para resolver a minha documentação... Meus documentos foram... Furtados.