Devido ao anonimato, acabo não respondendo à questões de nome e idade, mas podem se dirigir à mim como preferirem. A maioria escolhe Fiore.
Comecei em março de 2019 após rascunhar uma continuação, um tanto alterada, ao sonho de um amigo.
1 - Quem o inspirou a começar escrever? E o que te motivou a postar suas obras?
Há um bom tempo eu escrevia pequenos textos e crônicas no tumblr, mas nada mais. Até que um dia, conversando com um amigo sobre a vida em outras realidades, ele me contou de um sonho que teve e que gostaria muito de saber como seria se não tivesse acordado ou algo do tipo. Então eu rascunhei como imaginei e fiquei pensando no que daria caso publicasse. Nisso acabei criando uma conta no Wattpad e arrisquei. Está dando certo hahah
2 - Como e por que você decidiu que iria de fato seguir uma carreira de escritor?
R: Acho que carreira não se aplica bem ao meu caso. Minha formação é em outra área aleatória, da qual eu gosto muito e não pretendo desistir, então mesmo com as publicações na Amazon e ver outras propostas, não é meu primeiro plano. Ainda assim, depois que publiquei meu primeiro capítulo e vi que teve uma repercussão legal, fiquei mais motivada do que nunca a continuar. Depois disso surgiram as amizades e novas ideias e tô aqui até agora. É mais como uma paixão ou hobby hahaha
3 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?
R: Até o momento, acho que o próprio Nightingale. Gosto da relação que os protagonistas têm e me vejo muito nela. Sem contar que, analisando em comparação à minha primeira obra, dá pra perceber uma evolução muito bacana na escrita. E o enredo não é bem um clichê, isso me deixa feliz.
4 - Qual a sua estratégia para ganhar espaço na plataforma wattpad?
R: Já tive várias parcerias que me ajudaram bastante em divulgação, sem contar as amizades que me panfletam de graça hahah. Vez ou outra, quando lembro, também divulgo o link e sinopse em grupos ou direct/privado.
5 - Sua família ou amigo sabe que existe um escritor bem pertinho deles? Se não, pretende contar?
R: Alguns sabem, mas a maioria desconhecem o pseudônimo ou sobre o quê. E pretendo manter assim. Falar sobre isso é como se tivesse pelada na frente deles, totalmente exposta hahah
6 - Você quer realmente ter um uma carreira de escritor ou escreve só por diversão?
R: Ainda que utilize dos serviços da Amazon e pense em outras propostas, não coloco como primeiro plano. Dou prioridade à minha área, e se por acaso essa outra parte deslanchar, mantenho como um segundo ofício. Hihi
7 - Qual é a parte mais divertida de escrever um livro e qual a mais chata?
R: Ver as reações diferentes ao que você escreve é incrível. Toda vez que recebo um comentário, voto ou direct, é como se levasse um abraço quentinho. Fico toda feliz. Fora isso, as amizades e pessoas que acabo conhecendo. A parte chata é revisar o livro depois de pronto, tô na luta com PWF até agora.
8 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?
R: Eu normalmente penso no início e final do livro, e alguns outros acontecimentos que gostaria de incluir. Então meio que decido até quando estender isso, vou separando por capítulo. Caso surja mais inspirações ao longo do tempo que encaixem, acrescento. Também deixo uma nota com informações dos personagens. Sempre antes de escrever algo, recorro a esses rascunhos para não esquecer nada.
9 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?
R: Na verdade, o meio. Normalmente eu tenho ideia de como quero que a cena comece e termine, mas fico ansiosa para chegar até lá, então acabo me frustrando ou quebrando cabeça no meio.
10 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?
R: Descrever cenas de ação. Nunca achei que fosse tão trabalhoso. Me fez penar um pouco.
11 - O que você faz quando se sente travado?
R: Dou uma pausa e vou buscar outra coisa para fazer. A maioria das vezes, músicas, filmes, séries ou algo do tipo me trazem inspiração de novo. A opinião dos amigos também ajuda.
12 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?
R: Na verdade, não. As coisas que me dão ideias são naturais da minha rotina, então acabo fazendo, pensando na escrita ou não.
13 - Um momento mais inusitado que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas idéias?
R: Quando estava jogando hahah. Vêm de literalmente tudo, mas fatos reais e filmes e músicas, principalmente.
14 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?
R: Incluiria um pouco mais de cenas de um personagem secundário em especial. Foi sacanagem me fazer amá-lo bem perto de sua morte.
15 - Se você visse um dos seus personagem na sua frente agora, o que você diria a ele?
R: Ok, quando é nosso casamento? Hahaha
16 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?
R: Na verdade, eu não paro muito para pensar sobre. Normalmente sigo o enredo que criei, colocando todos os pontos que gostaria, e envio para minhas betas. Depois disso, só reviso e pronto hahah O medo de ficar lendo e querendo excluir é maior.
17 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?
R: Em períodos concentrados, acho. Infelizmente não consigo me forçar, quando não estou tão inspirada, como alguns sugerem.
18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?
R: Sim! Isso às vezes me rende um parágrafo, em outras mais de um capítulo hahaha
19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?
R: Minhas ideias surgem de coisas aleatórias, então pesquiso pela internet ou opinião de amigos se tal coisa encaixaria ou daria certo como pensei. Dependendo do que encontro ou sãs sugestões, altero ou mantenho o foco inicial. E faço um pouco dos dois, os pontos mais importantes pesquiso antes, e os menos ou referências, ao decorrer da história.
20 - Quantos livros você tem publicado no wattpad/amazon? ( Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?
R: Eu tenho Morpho, meu único na Amazon por enquanto; Play with Fire, em revisão; Nightingale, completo; Rebound, que tem alguns capítulos publicados e em breve iniciarei as postagens; E Babydoll, que será uma collab minha com a @reallysafe e também sai esse ano. Todos últimos no Wattpad.
E agora para coleção Nkghtingale está na Amazon e em degustação no wattpad. No nosso Instagram fiorellamallmann da cinco motivos para ler e cinco curiosidades sobre o livro. Então corre. Obrigada Fiore por ter feito parte do nosso projeto. Pega as dicas dela. Qual parte você gostou? Deixa aqui nos comentários?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre Livros & Cafés
Non-FictionProjeto criado no intuito de poder ajudar diversos escritores.