Acordo motivada. Tomo um duche e visto-me pronta para o trabalho. Quase a alcançar a porta, recebo uma mensagem que eu não esperava receber.
De Peter às 7:52 : Hey, Bee. It's Peter, your former host brother. So, I'm staying in Porto to study this year and I would really like to see you.
No momento em que vi a mensagem eu congelei. O Peter não foi só meu host brother, ele foi meu namorado enquanto eu estive no meu intercâmbio nos Estados Unidos. Não nos falamos desde que voltei para Portugal, e para dizer a verdade, nem pretendia voltar a fazê-lo. Eu só espero que ele não esteja a estudar Direito porque não queria que ele e o Gui se encontrassem. Decidi satisfazer todas as minhas dúvidas e comecei a escrever.
Para Peter às 7:53 : Peter! What are you studying? Too many questions. Sorry.
De Peter às 7:53 : I never thought you would answer me after what happened, but you did. I'm studying in FDUP. I really miss you. Can we grab coffee sometime?
O Guilherme estuda na FDUP, a mesma escola em que o Peter entrou. Eu só espero que eles não passem de desconhecidos. O que eu vou responder ao Peter? Eu não acho boa ideia ir tomar café com ele porque eu conheço muito bem o Peter e sei que para ele nunca é só um café. Eu posso convidá-lo para ir ter comigo á livraria. Está cheio de gente e se ele se esticar posso dar a desculpa de que tenho de trabalhar. É o local perfeito! Mandei-lhe uma mensagem com o endereço e saí a correr para a livraria.
Hoje não entrou muita gente na livraria e já são cinco da tarde. Acho que as segundas-feiras não são um bom dia para procurar um livro. Já na semana passada foi igual. Esta segunda-feira já começou com uma bomba que eu não quero nada que exploda nas minhas mãos. A porta abre e sinto alguém vindo na minha direção. Olho para cima e vejo o Peter. Está bem mais bonito: tem os músculos mais definidos, o cabelo mais comprido e loiro e um estilo diferente.
«Wow! I didn't know that you could look better, but you look stunning, Bee...»
«I guess I changed a bit. You changed too, a lot.»
«Do you like it?»
«You look different, Peter.»
«I changed my look right after we broke up. I needed to. Did someone tell you that you look like the girl from Fifty Shades with this haircut? Because you really do.»
«Everyone tells me that. Even my boyfriend thinks so.»
«Wait. You have a boyfriend?!»
«Yeah, I have.»
«Shit. I thought that maybe you and I...»
«"You and I" what, Peter?! Were you really expecting that we could date again or something? I moved on.»
A porta abre e quem entra é o Guilherme. Vem na minha direção e dá-me um beijo.
«That's your boyfriend? You are from FDUP, right?»
«Wait, do you know each other?»
«I don't know him, babe. But apparently, he knows me. Hi, I'm Guilherme and I do study in FDUP. Do you study there too?»
«I'm Peter, Bee's ex-boyfriend and I just came from the USA to study in FDUP. That's why I know you.»
«Really?! Dude, I don't wanna disappoint you, but, as you can see, she is taken now and I know how a guy thinks so stay away from her.»
«Peter, I think you should leave. We talk later, ok?»
«Ok. I'm leaving. Bye.»
Piscou o olho e saiu. O Gui olhou para mim com a cara de quem precisava de uma explicação. Eu respirei fundo e beijei-o. Ele não retribuiu.
«Que foi, Gui?»
«"We talk later"? Como é que é suposto eu ficar depois de te ouvir dizer isto ao teu ex-namorado? O que é que se passa entre vocês os dois?»
«A sério, Guilherme! Claro que não se passa nada entre mim e o Peter. Eu estou contigo agora. Não preciso de mais ninguém e se queres que te diga não estou a gostar nada dessa desconfiança toda.»
«O que é que queres, Bee! Tu já olhaste bem pró tipo?! Que chances tenho eu contra ele.»
«Tu estás a brincar comigo, certo? Estás mesmo a pensar que, se eu tivesse que escolher um de vocês, eu o escolheria a ele? Ele foi um otário comigo. Eu nunca o escolheria.»
«O que é que ele te fez?»
«Ser um namorado abusivo chega para se qualificar como otário?»
«Tu estás a falar a sério, Bárbara?! Ele é um homem morto.»
«Guilherme, não faças nada por favor. Sou eu que te estou a pedir. Eu só quero esquecer que alguma vez aconteceu. Eu não pretendo falar com ele, era só uma maneira de ele se ir embora.»
«Tinhas mesmo de o convidar pra vir aqui á livraria?»
«Preferias que fossemos tomar um café, como ele sugeriu?»
«Tens razão. Desculpa, amor. Eram os ciúmes, não consegui nem pensar.»
Ele veio para mais perto de mim e beijou-me. Uma mulher entra na livraria e nós separamo-nos. Ele sentou-se a estudar enquanto eu atendia a senhora. Depois de várias indicações de livros decide levar "As Bacantes" de Eurípides. Paga e atravessa a porta. Sento-me um pouco com o Gui. Não consigo deixar de pensar no que ele disse sobre o Peter. Todos aqueles meses em que eu era "propriedade" de alguém que não eu, fizeram-me crescer e ser a pessoa que sou hoje. Os meus pensamentos são varridos quando sinto um beijo no pescoço. Abro os olhos e vejo que as cortinas da livraria estão fechadas.
«Estou a ver que precisas de relaxar e eu sei como ajudar nisso.»
«Gui, desculpa. Hoje não vai dar. Necessito mesmo de descansar e limpar a cabeça. Não me vou conseguir concentrar.»
«O Peter mexeu mesmo contigo, não foi? Eu entendo e por mim tudo bem se não estiveres com vontade. Eu também não estaria se estivesse no teu lugar. Queres que fique contigo hoje?»
«O que é que eu fiz pra merecer um namorado maravilhoso como tu? Não quero mesmo ficar sozinha hoje.»
Fechei a livraria e fui para o meu apartamento com o Gui. Deitamo-nos na cama, ele estendeu o braço e eu adormeci no seu ombro.