Capítulo XVII - Uma Carta de Davy

998 168 65
                                    

— Está começando a nevar, meninas – anunciou Phil, ao chegar em casa num anoitecer de novembro –, e a trilha do jardim está toda coberta de adoráveis estrelinhas e cruzes. Nunca tinha percebido o quão delicados e lindos são os flocos de neve. Quando a gente vive com simplicidade, tem tempo de perceber essas coisas. Deus as abençoe por terem aberto as portas deste mundo para mim! É realmente fascinante se preocupar porque o preço da manteiga subiu cinco centavos.

— Subiu? – perguntou Stella, que era quem cuidava das contas da casa.

— Subiu, e aqui está a manteiga. Estou ficando muito boa na arte da negociação. É mais divertido do que flertar – concluiu, muito séria.

— O preço de tudo está aumentando escandalosamente – suspirou Stella.

— Não tem importância. Graças a Deus, o ar e a salvação ainda são de graça – comentou tia Jamesina.

— E as risadas também! – acrescentou Anne. — Ainda não existem impostos sobre o riso, e é uma sorte, porque agora vocês vão rir um bocado. Vou ler uma carta de Davy. A ortografia dele melhorou muitíssimo desde o ano passado, apesar de ainda lutar com os acentos, e ele certamente possui o talento para escrever cartas interessantes. Ouçam e riam, antes de nos sepultarmos na gravidade dos estudos noturnos.

"Querida Anne", escreveu Davy, "peguei o meu lápis para contar a você que estamos todos muito bem, e que eu espero que esta carta a encontre bem 'tambem'. Está nevando um pouco hoje, e a Marilla falou que a Senhora do Céu está sacudindo os colchões de penas. A Senhora do Céu é a esposa de Deus, Anne? Quero saber.

"Mrs. Lynde estava muito doente mas está melhor agora. Na semana passada ela caiu na escada do porão. Quando ela caiu, se agarrou na prateleira onde estavam todos os tarros de leite e as 'cassarolas' que se quebraram e 'cairam' com ela e isso fez um enorme barulho. A primeira coisa que a Marilla pensou é que era um terremoto.

"Uma das 'cassarolas' estava toda amassada e a Mrs. Lynde machucou as costelas. O doutor veio e deu para ela um remédio para esfregar nas costelas, mas ela entendeu errado e bebeu o remédio. O doutor falou que foi incrível que ela não tenha morrido, mas não morreu e ela ficou curada das costelas, e a Mrs. Lynde falou que os doutores não sabem muito. Mas nós não conseguimos consertar a 'cassarola'. Marilla teve que jogar fora. Foi Ação de Graças na semana passada. Não teve aula e tivemos um grande banquete. Comi torta de carne, e peru assado, bolo de fruta e rosquinhas, e queijo com geleia, e bolo de 'xocolate'. Marilla falou que eu ia morrer mas eu não morri. Dora teve dor de 'uvido', só que não era no 'uvido' era no 'istomago'. Eu não tive dor em nenhum lugar.

"Nosso novo professor é um homem. Tudo para ele é piada. Na semana passada ele fez que os meninos do terceiro ano escrevessem uma 'redassao' sobre que tipo de esposa 'gostariamos' de ter, e as meninas sobre que tipo de marido elas gostariam. Ele quase morreu de rir quando leu as composições. Esta foi a minha. Achei que você ia gostar de ler.

"'Que tipo de esposa eu gostaria de Ter.

"'Ela tem que ter boas maneiras e preparar as minhas 'refeissões' na hora certa, e tem que fazer o que digo, e ser muito educada comigo. Ela tem que ter quinze anos. Ela tem que ser boa para os pobres, e manter a casa arrumada, ter bom temperamento, e ir para a igreja regularmente. Ela tem que ser muito bonita, e ter cabelos cacheados. Se eu conseguir uma esposa que for do jeito que eu quero, eu vou ser um marido muito bom para ela. Eu acho que uma mulher tem que ser muito boa pro marido. Algumas pobres mulheres não tem marido.

FIM'

"Fui no funeral da Mrs. Isaac Wrights, em White Sands na semana passada. O marido da defunta estava triste de verdade. Mrs. Lynde falou que o avô da Mrs. Wrights roubou uma ovelha, mas a Marilla falou que não devemos falar mal dos mortos. Por que não devemos, Anne? Quero saber. Não tem perigo em fazer isso, né?

"Mrs. Lynde ficou terrivelmente furiosa outro dia porque eu perguntei se ela estava viva no tempo de Noé. Eu não queria magoar os sentimentos dela. Eu 'so' queria saber. Ela estava, Anne?

"Mr. Harrison queria se livrar do cachorro dele. Então ele enforcou o cachorro, mas ele 'ressucitou' e saiu correndo para o celeiro, enquanto o Mr. Harrison estava cavando o buraco. 'Dai', ele enforcou ele de novo, mas dessa vez ele ficou morto. Mr. Harrison tem outro homem trabalhando para ele. Ele é terrivelmente estranho. Mr. Harrison falou que ele é canhoto dos dois pés. O ajudante do Mr. Barry é preguiçoso. Foi a Mrs. Barry que falou isso, mas o Mr. Barry falou que ele não é exatamente preguiçoso, ele só pensa que é mais fácil rezar pelas coisas do que trabalhar por elas.

"O porco premiado da Mrs. Harmon Andrews, aquele que ela se orgulhava tanto, teve um ataque e morreu. A Mrs. Lynde falou que foi um castigo por causa do orgulho dela. Mas eu acho que foi pior para o porco. Milty Boulter estava doente. O doutor deu um remédio para ele que tinha o gosto horrível. 'Me' ofereci para tomar o remédio no lugar dele por um centavo, mas os Boulters são tão mesquinhos. Milty disse que preferia tomar ele mesmo, e economizar o dinheiro. Perguntei para a Mrs. Boulter como é que uma mulher faz para pescar um homem, e ela ficou furiosa e falou que não sabia, porque ela nunca tinha pescado homens.

"A SMA vai pintar o salão de Avonlea de novo. 'Se' cansaram de ver o salão sempre azul.

"O novo pastor veio aqui para o chá ontem de noite. Ele comeu 'tres' pedaços de torta. Se eu tivesse feito isso, a Mrs. Lynde ia me chamar de esganado. E ele comeu rápido, e engolia pedaços enormes, e a Marilla sempre me fala para não fazer isso. Por que os pastores podem fazer aquilo que os meninos não podem? Quero saber.

"Não tenho mais novidades. Mando aqui seis beijos para você. XXXXXX. Dora manda um. Aqui está o dela. X.

"Seu amoroso amigo DAVID KEITH

"P.S. Anne, quem era o pai do diabo? Quero saber."


Anne da Ilha | Série Anne de Green Gables III (1915)Onde histórias criam vida. Descubra agora